Dipteryx hermetopascoaliana. Este foi o nome científico escolhido por pesquisadores para batizar uma nova espécie de árvore gigante encontrada num fragmento de Mata Atlântica, no estado de Alagoas. Ele é uma homenagem a outro gigante nascido ali, o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal.
A nova espécie descrita, que pode atingir mais de 30 metros de altura, é a única do gênero Dipteryx descoberta até hoje neste bioma. Ela foi achada dentro de uma fazenda, no município de Branquinha, numa área dominada pelo cultivo da cana-de-açúcar, e foram registrados apenas três indivíduos no local: uma árvore adulta e duas jovens.
Em um artigo científico publicado na revista Botanical Journal of the Linnean Society, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) descrevem o achado. O tema é o foco da tese de doutorado de Catarina Carvalho.
Com o tronco de cor branca, a Dipteryx hermetopascoaliana pertence a um gênero de árvores leguminosas comuns na Amazônia, como o cumaru, e também no Cerrado, o baru, mas até então desconhecidas na Mata Atlântica.
Em seu artigo científico, entretanto, os pesquisadores relatam preocupação com o estado de conservação da árvore descoberta.
“A Mata Atlântica brasileira tem um dos mais altos níveis de endemismo de espécies de plantas, mas a intensa fragmentação histórica em toda a floresta tropical atlântica costeira reduziu a vegetação original para menos de 10%”, descrevem os cientistas.
Eles revelam ainda que uma primeira amostra da árvore tinha sido coletada há 70 anos, mas não havia sido realizada a descrição da espécie.
Infelizmente, acredita-se que a árvore gigantesca já esteja ameaçada de extinção, justamente por ter sido observada somente em pequenos fragmentos de floresta e com pouquíssimos indivíduos documentados.
“Assim como Hermeto, símbolo de resistência da diversidade da cultura brasileira dentro do universo infinito do jazz, através de seu tempero nordestino e de natureza universal, sendo referência mundial, a árvore gigante Dipteryx hermetopascoaliana que catalogamos é símbolo de resistência da megadiversidade da Mata Atlântica”, afirmam os autores.
A árvore se destaca na floresta pelo tronco branco e a altura, que pode passar dos 30 metros
Nascido em 1936, no município de Lagoa da Canoa, Hermeto Pascoal é um lenda da música brasileira. O arranjador e produtor musical é um mestre da improvisação. Entre diversos instrumentos, toca o acordeão, flauta, piano e saxofone, além de adorar tirar sons e músicas de objetos não convencionais.
Pascoal tem uma longa carreira com shows e parcerias internacionais.
Em 2017, o artista gravou um vídeo para a Sociedade Brasileira de Dermatologia para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Albinismo, condição com a qual ele convive:
Fotos: árvore (divulgação pesquisadores) e Hermeto Pascoal (página do Facebook do artista)