PUBLICIDADE

Nova alcateia de lobos é avistada na Califórnia, após extinção da espécie no estado no século passado

Nova alcateia de lobos é avistada na Califórnia, após extinção da espécie no estado no século passado

Boas notícias chegam da Califórnia. O Departamento de Vida Selvagem e Pesca (CDFW, na sigla em inglês) confirmou a presença de uma nova alcateia de lobos no estado. Em julho, houve um relato de avistamento dos animais no Parque Nacional das Sequoias. Uma equipe do órgão foi então para a região e encontrou pegadas dos animais e coletou amostras de fezes e pelos.

Resultados dos exames atestaram que eram realmente lobos. Em nota, o CDFW informou que o grupo de lobos-cinzas (Canis lupus) tem pelo menos cinco indivíduos, entre eles, uma fêmea e quatro filhotes (dois machos e duas fêmeas).

Os exames de DNA feitos a partir das fezes indicaram que a fêmea adulta é uma descendente de OR7, o primeiro lobo a ser registrado na Califórnia depois de quase um século da extinção da espécie no estado.

Na década de 20, não havia mais lobos em território californiano. Mas em 2011, OR7 se tornou o primeiro indivíduo da espécie a retornar ao estado, vindo do Oregon, para onde voltou mais tarde, como parte da alcateia batizada de Rogue.

PUBLICIDADE

Desde então o lobo cinzento é protegido por lei na Califórnia como espécie ameaçada. Até agora, existiam três alcateias conhecidas e monitoradas no estado.

No final do ano passado, já havia sido documentado o nascimento de oito outros filhotes na região de Siskiyou. Eles fazem parte da alcateia Whaleback, observada pela primeira vez em 2020, e que em 2021 já tinha se reproduzido. Este é o grupo que apresenta o maior número de indivíduos.

Nova alcateia de lobos é avistada na Califórnia, após extinção da espécie no estado no século passado

Patas dos lobos da nova alcateia observada na Califórnia
(Foto: divulgação CDFW)

Nunca houve um processo de reintrodução do lobo-cinza na Califórnia. Os animais observados atualmente por lá são originários do Parque Nacional de Yellowstone, que depois seguiram para o Oregon e então, acabaram rumando para as florestas californianas, onde encontraram um ambiente seguro para viver, com fartura de alimentos (veados e outras presas).

Segundo o International Wolf Center, existem duas espécies de lobos amplamente reconhecidas no mundo, o vermelho e o cinza. No entanto, cientistas suspeitam sobre a existência de outras possíveis subespécies do lobo cinzento. Há também um canídeo pouco conhecido, que vive nas terras altas da Etiópia, chamado Canis simensis, que se acredita ser um parente muito próximo do lobo.

Os lobos são os maiores membros da família canídeos, a mesma a que pertencem os cães de estimação. Há muitas décadas, os lobos eram os mamíferos terrestres selvagens mais amplamente distribuídos no Hemisfério Norte.

Nova alcateia de lobos é avistada na Califórnia, após extinção da espécie no estado no século passado

Um dos lobos-cinzas avistado em julho
(Foto: cortesia de ichelle Harris, Samantha Winiecki-Love, Ryan Slezak and Colibri Ecological Consulting)

Foto de abertura: Chad Horwedel/Creative Commons/Flickr

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE