
Sem ajuda nenhuma dos seres humanos, ou qualquer tipo de projeto de reintrodução, lobos-cinzas (Canis lupus) estão retornando aos poucos às florestas da Califórnia, nos Estados Unidos. Estima-se que cerca de 2 milhões desses animais, extremamente inteligentes e sociáveis, viviam livremente pela América do Norte no passado. Mas gradualmente eles foram dizimados. Na década de 20, esses canídeos não eram mais observados em território californiano.
Pouco mais de um século de sua extinção local, biólogos celebram o nascimento de 30 filhotes de lobos-cinzas na última primavera. Com essa adição recente de mais indivíduos, a população da Califórnia dobrou, chegando a pouco mais de 60 deles, segundo indica o relatório trimestral do Departamento de Pesca e Vida Selvagem do estado.
Os 30 filhotes nascidos agora em 2023 pertencem a cinco das sete matilhas existentes na Califórnia.
“Ver lobos retornarem aos lugares que essa espécie magnífica já chamou de lar e terem esses adoráveis filhotes é tão inspirador quanto possível”, celebrou Amaroq Weiss, representante do Center for Biological Diversity. “Pelo menos cinco matilhas da Califórnia já criaram famílias. Isso é uma prova do poder visionário e da forte aplicação dos atos federais e estaduais de espécies ameaçadas.”
O retorno da espécie à Califórnia se deve a apenas um animal, o macho OR7 – um lobo nascido no Oregon, monitorado através de um colar GPS, que ao se separar de sua matilha, acabou rumando para o estado mais ao sul. Lá ele formou a sua própria alcateia. E após algum tempo, sua filha foi uma das “fundadoras” de outro grupo de lobos, conhecido como Yowlumni.
“Estou muito feliz que a Califórnia agora tenha cerca de 65 lobos no estado”, disse Weiss. “É um ótimo começo, mas temos mais trabalho a fazer. Os lobos da Califórnia precisam ter suas fortes proteções estaduais e federais se quiserem se recuperar totalmente e prosperar aqui.”

Foto: Oregon Department of Fish and Wildlife
Segundo o International Wolf Center, existem duas espécies de lobos amplamente reconhecidas no mundo, o vermelho e o cinza. No entanto, cientistas suspeitam sobre a existência de outras possíveis subespécies do lobo cinzento. Há também um canídeo pouco conhecido, que vive nas terras altas da Etiópia, chamado Canis simensis, que se acredita ser um parente muito próximo do lobo.
Os lobos são os maiores membros da família canídeos, a mesma a que pertencem os cães de estimação. No século passado, eles eram os mamíferos terrestres selvagens mais amplamente distribuídos no Hemisfério Norte.
————-
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Unsplash/CC0 Public Domain