A que ponto chegam criminosos e traficantes de aves silvestres. No último dia 13 de outubro, durante a revista de passageiros no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, a Polícia Federal encontrou ovos de aves dentro do sutiã de uma mulher.
No total eram oito ovos e a passageira de nacionalidade argentina alegou que seriam de codorna e eram para consumo próprio. Após ser ouvida pelos policiais, a mulher foi liberada e seguiu para seu destino, Assunção, no Paraguai.
Os ovos foram encaminhados para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Um deles acabou quebrado. Mas, segundo atualização divulgada pelo parque há dois dias, depois de colocados numa incubadora, cinco deles eclodiram e descobriu-se que são filhotes de tucano.
Agora os filhotes estão recebendo todos os cuidados dos veterinários do local.
Graças à intensificação do trabalho de autoridades nos aeroportos brasileiros as apreensões de ovos e filhotes têm se tornado mais frequente. Há poucas semanas o Ibama apreendeu 60 ovos de aves silvestres com um turista chinês no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (leia mais aqui).
Estima-se que o mercado global de venda ilegal de aves silvestres movimente cerca de US$ 42,8 bilhões por ano. A taxa de mortalidade durante o transporte é alta, aproximadamente 90%. Pouco mais de 1% dos animais sobrevive. Pássaros são acondicionados das maneiras mais desumanas possíveis. Muitos são colocados dentro de canos de PVC, escondidos entre cargas. Não é surpresa então, que a maioria deles chegue morta ao destino final.
Leia também:
Mais de 200 papagaios são apreendidos dentro de caixas em rodovia no Mato Grosso do Sul
Arara-azul-de-lear roubada do Brasil pode ter sido avistada voando em cidade do Suriname
Traficantes internacionais oferecem ararinha-azul, por WhatsApp, com entrega na porta de casa
‘Sou Amigo da Fauna’: projeto convoca sociedade para combater o tráfico de animais silvestres, a caça e a pesca ilegais
Contra o tráfico, tecnologia inédita ajuda a PF do Amazonas a identificar a origem de animais vendidos em criadouros
Foto de abertura: reprodução vídeo Parque das Aves