Como fazer para manter os vasos hidratados durante as férias? Eis aí uma difícil questão. Em primeiro lugar porque não existe uma só resposta, e em segundo lugar, porque a relação entre clima, solo e plantas varia muito de um lugar para o outro.
Começo então pela resposta mais simples: regue seus vasos com abundância na semana que anteceder a viagem. Depois, cubra o solo com pedriscos, palha, esfagno (espécie de musgo) ou casca de pinus (pinheiros). Estes materiais irão garantir a umidade da terra por mais tempo. Todavia, não demore mais do que duas semanas para voltar a molhar.
Mas se a viagem for mais longa, considere a possibilidade de pedir a alguém para regá-las na sua ausência. Caso você não tenha nenhum parente ou vizinho – simpático e prestativo – que possa ajudar, tente fazer um sistema provisório de irrigação artificial.
A ideia é criar um depósito de água, que vá escoando lentamente, na medida em que suas plantas necessitem. Então anote aí o que você vai precisar:
– prego ou pedaço de arame;
– alicate;
– fita crepe;
– cotonete;
– tesoura;
– garrafa PET
Com a ajuda de um alicate, segure o pedaço de arame ou prego na chama do fogão até que fique vermelho. Enquanto estiver incandescente, pressione a ponta do metal e faça dois furos pequenos, um na tampa e outro no fundo da garrafa. O plástico irá derreter e você terá um furinho na base da garrafa, por onde passará o ar, e um outro para passar o cotonete cortado. Deixe a parte forrada de algodão para fora.
Use um pedaço de fita crepe para encapar a haste do cotonete, ajustando-o na tampa para que fique bem apertado e seguro, evitando o gotejamento na junção entre os dois.
Preencha a garrafa com água e fixe-a numa haste, que por sua vez será enterrada na terra para sustentar a garrafa em posição vertical. Com o cotonete, encostado na terra, o gotejamento deverá ser lento e por capilaridade.
Caso o gotejamento esteja muito rápido, diminua o tamanho do furo no fundo da garrafa com um palito de dentes. Teste antes de viajar para ver quanto tempo durará o conteúdo da garrafa.
Outra forma de evitar a morte de suas plantas durante as férias, desde que elas sejam leves e não sejam violetas (porque estas não gostam de que se molhem as folhas), é colocá-las dentro do box do chuveiro e manter uma gotinha direcionada num pano, que por sua vez estará apoiado sobre a terra, assim a umidade será transferida lentamente durante sua ausência. A desvantagem deste procedimento pode ser o de carregar os vasos e de que talvez no banheiro as condições de luz não sejam as mesmas do local onde suas plantas estão habituadas a ficar.
A última dica é colocar um tijolinho entre o vaso de cerâmica e o recipiente com água. O tijolo transferirá a umidade para o vaso. Caso seja de plástico, faça um degrau com tecido dobrado, para que este esteja em contato com a terra e a transferência de umidade por capilaridade possa ocorrer, mas assegure-se de colocar um tule encobrindo o recipiente de água para evitar a proliferação de mosquitos (ninguém quer criar um viveiro para o Aedes Aegypti, certo?).
Se você tiver samambaias, roseiras e palmeiras, não hesite em borrifá-las abundantemente antes de sair. E não esqueça de conversar com suas plantas, faça elogios e agradeça sua presença e explique que irá se ausentar. Não se importe se outras pessoas acharem engraçado, o que vale é que suas plantas sentirão o amor e isso às motiva a viver.
Quando voltar para casa depois de curtir as férias, faça a rega de forma lenta e não deixe de agradecer a resistência delas. Caso haja algumas folhas secas, corte-as com a tesoura uma vez que tenham secado completamente.
Aproveite as férias e faça boa viagem!
Leia também:
Sol e água na medida certa
Cada planta com seu torrão
Terra de muitos tons
Fotos: domínio público/pixabay (abertura) e arquivo pessoal
Excelente dica!!