A Agência Nacional de Oceano e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) iniciou uma operação de resgate e investigação de emergência após relatos de diversas observações de comportamento anormal e morte entre peixes-serra-de-dentes-pequenos (Pristis pectinata) no sul da Flórida.
Segundo nota divulgada pela Comissão de Conservação da Pesca e da Vida Selvagem da Flórida, nos últimos dez dias 28 peixes dessa espécie foram encontrados sem vida. Todos eles eram juvenis grandes ou adultos, medindo entre 2 e 4 metros. Além disso, muitos foram documentados girando e rodando em volta do próprio corpo.
“Suspeitamos que a mortalidade total seja maior, uma vez que o peixe-serra tem flutuabilidade negativa e, portanto, é pouco provável que flutue após a morte”, explica Adam Brame, coordenador do NOAA Fisheries. “Dado o tamanho limitado da população do peixe-serra-de-dente-pequeno, a mortantade de pelo menos duas dúzias pode ter um impacto na recuperação desta espécie.”
Para tentar entender o que está acontecendo, especialistas vão coletar as carcaças dos peixes mortos para a realização de necrópsia e também, resgatar aqueles com comportamento atípico. Todavia, as autoridades esclarecem que essa não será uma ação fácil.
“Esta será a primeira tentativa de resgatar e reabilitar o peixe-serra-de-dentes-pequenos na natureza”, diz Brame. “É importante notar que o resgate e a reabilitação nem sempre são eficazes para salvar animais doentes. No entanto, ainda pode nos fornecer informações críticas para aprender sobre a natureza do sofrimento”.
Ele afirma ainda que o objetivo é devolver à natureza todos os peixes resgatados, se a reabilitação ou possível tratamento for bem-sucedido.
O peixe-serra-de-dente-pequeno é uma espécie ameaçada de extinção nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro animal a receber proteção federal pelo Ato de Espécies Ameaçadas, criado em 2003.
No passado, esses peixes eram encontrados em águas costeiras do Texas à Carolina do Norte, mas agora só são registrados na Flórida.
O peixe-serra-de-dente-pequeno é uma das cinco espécies de peixe-serra. Ele vive
em águas tropicais e estuários do Oceano Atlântico
Foto: NOAA Fisheries
—————————————————————————
Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o soninho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Dana Bethea/NOAA Fisheries