PUBLICIDADE

Morre última fêmea da maior tartaruga de água doce do planeta

Morre última fêmea da maior tartaruga de água doce do planeta

Mais uma espécie que está à beira de desaparecer do planeta. Dessa vez é a maior tartaruga de água doce do mundo. O corpo da última fêmea conhecida na natureza foi encontrado boiando no final de abril, nas águas do lago de Dong Mo, no norte do Vietnã. Agora só restam dois machos.

No passado a espécie Rafetus swinhoei, também conhecida como tartaruga gigante do casco mole de Yangtze, podia ser observada na bacia do rio Vermelho na China e no baixo rio Yangtze, assim como no Vietnã e em Laos. Mas suas populações foram dizimadas devido ao represamento de rios, destruição de pântanos, pesca predatória, poluição e caça.

“Estamos todos arrasados ao confirmar que isso é realmente verdade. Passamos mais de 17 anos trabalhando para proteger esta tartaruga e seu habitat”, lamentou a organização Asian Turtle Program em suas redes sociais.

Autoridades ainda não informaram qual foi a causa da morte da fêmea, que pesava quase 100 kg. Um dos dois machos ainda sobrevivente está num lago próximo e o outro vive num zoológico na China.

PUBLICIDADE

Para especialistas, atualmente essa tartaruga é, sem dúvida nenhuma, alguma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta.

Há esperança, entretanto, que ainda existam alguns indivíduos na natureza, escondidos em rios e lagos.

Na mitologia do Vietnã, a tartaruga gigante do Yangtze é um representante de Kim Qui, um deus tartaruga que ajudou os vietnamitas a derrubar os chineses após um milênio de opressão.

*Com informações do site Mongabay Internacional

Leia também:
Perema-do-Pará é o nome da nova tartaruga de água doce descrita por pesquisadores brasileiros na Amazônia
Na Amazônia, em julho, milhares de tartarugas transformam praias de água doce em berçários
Mais de 1.500 espécies marinhas estão em risco de extinção, aponta nova atualização da Lista Vermelha da IUCN
Extinção de espécies fará com que aves com características únicas desapareçam e sobreviventes sejam cada vez mais parecidas, temem cientistas

Foto de abertura: reprodução vídeo Asian Turtle Program

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor