
Graças ao trabalho e parceria de diversas instituições, Miranda voltou à natureza! Em meados de agosto, contamos a história dessa onça-pintada aqui no Conexão Planeta. Ela foi encontrada dentro de uma manilha, próximo de uma propriedade no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul. Ao fazer o resgate do animal, médicos veterinários descobriram que ela tinha queimaduras de segundo grau nas quatro patas, decorrentes dos incêndios no Pantanal.
Depois do atendimento inicial no local, Miranda, como foi batizada, foi levada para o hospital veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. Lá, durante pouco mais de um mês, ela recebeu um tratamento intensivo para queimaduras nas patas.
Plenamente recuperada, a onça-pintada foi transportada de volta ao mesmo local onde estava em agosto. Antes de ser solta, entretanto, recebeu um rádio colar com GPS e assim, poderá ser monitorada a partir de agora pela equipe de biólogos da organização Onçafari.

Foto: Mario Nelson Cleto
“O colar de monitoramento é um equipamento eficaz para entendermos esse retorno para a natureza. Com ele, teremos dados sobre a movimentação da Miranda e saberemos se ela tem conseguido caçar suas presas e desenvolver seus comportamentos naturais”, explicou a Onçafari em suas redes sociais.
Miranda foi recolocada na mesma manilha, que fica na região do refúgio ecológico Caiman, uma enorme área de preservação ambiental e onde vivem diversas espécies da fauna pantaneira.
A onça permaneceu na manilha por aproximadamente quatro horas, antes de desaparecer por completo no meio da vegetação.
“A mesma manilha que serviu de refúgio para Miranda quando ela foi resgatada agora simboliza algo novo: a liberdade. Por aqui, seguimos na torcida para que ela tenha muito sucesso na natureza”, celebrou a organização.
———————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Itapira recebe alta e em breve deve voltar ao Pantanal
Morre Antã, onça-pintada resgatada no Pantanal, vítima dos incêndios
Pele de tilápia ajuda na cicatrização das patas de Melancia, filhotinha de anta resgatada no Pantanal
Tecnologia de ponta e dedicação integral: a luta para salvar onças vítimas do fogo no Pantanal
Malala, filha de onça morta por incêndio no Pantanal, é avistada bem e saudável
Em depoimento emocionado, bióloga homenageia Gaia, onça morta em incêndio no Pantanal
Foto de abertura: Marcos Ávila/Onçafari