Maya Gabeira é considerada a maior surfista do sexo feminino de ondas gigantes do mundo. Premiada em diversas competições internacionais, em 2013, ela quase morreu afogada depois de tentar surfar uma onda em Nazaré, Portugal. Mas jamais desistiu de seu sonho. Em 2020, quebrou o recorde mundial do Livro Guinness da maior onda já surfada por uma mulher, com 22,4 metros.
A brasileira também é uma ativista pelo meio ambiente. Já participou de várias ações do Greenpeace Brasil, entre elas, pela defesa dos Corais da Amazônia e pela limpeza de praias contra a poluição plástica.
Agora Maya foi nomeada “Campeã para o Oceano e a Juventude” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O título foi concedido em Lisboa, em Portugal, durante a Conferência do Oceano das Nações Unidas, evento para promover a Década das Nações Unidas da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030 (a “Década dos Oceanos”).
“Nós somos filhos do oceano e é hora de protegermos e restaurarmos sua saúde para as próximas gerações. Para termos sucesso, precisamos de personalidades inspiradoras e comprometidas que nos auxiliem a aumentar a conscientização sobre as questões da sustentabilidade junto aos cidadãos de todo o mundo”, disse Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco. “Além de defensora do meio ambiente, Maya Gabeira tem uma formação excepcional: é uma atleta inspiradora que se levou ao limite. Estou feliz que agora ela esteja se agregando à família da Unesco”.
Maya atuará como porta-voz da Gen Ocean, a nova campanha da entidade para mobilizar as novas gerações pela proteção dos oceanos.
“Eu estou muito preocupada com vários problemas oceânicos, desde a poluição até a destruição da biodiversidade marinha. O que me atrai para o papel de Campeã da Unesco para o Oceano e a Juventude é a oportunidade de ver o oceano por meio de múltiplas perspectivas – a organização atua para salvaguardar a biodiversidade, além de apoiar a pesquisa científica e os valores culturais do oceano. É uma honra para mim tornar suas ações conhecidas”, diz a brasileira.
Leia também:
Surfista e ativista Maya Gabeira está na nova coleção de mulheres inspiradoras da Barbie
Foto de abertura: reprodução Facebook Maya Gabeira