PUBLICIDADE

Mais de 11 mil km em menos de um ano: a incrível e recorde jornada de Frodo, a baleia jubarte

Mais de 11 mil km em apenas um ano: a incrível e recorde jornada da baleia jubarte Frodo

Ao estudar a impressionante jornada de baleias jubarte ao longo do Oceano Pacífico, pesquisadores se depararam com o incrível percurso percorrido por um indivíduo específico da espécie. Frodo, como foi batizada essa baleia macho pelos russos em homenagem ao personagem da história “O Senhor dos Anéis”, tinha nadado 11.261 km, entre Saipan, nas Ilhas Marianas, e Sayulita, no México, em um período de 357 dias. Era um recorde, superando os 9.500 km registrados, em 2001, de uma jubarte que foi do Brasil até Madagascar.

Para os pesquisadores só foi possível descobrir a extensão da jornada de Frodo através da utilização da plataforma Happywhale, onde as fotos e rotas de mais de 30 mil jubartes estão documentadas. Existe um padrão de manchas de coloração preta e branca na parte debaixo da cauda desses cetáceos que é único para cada indivíduo e ele funciona como uma espécie de impressão digital.

Foi assim que nos anos de 2017 e 2018 Frodo foi registrado no período de pouco menos de um ano em Kamtsjatka, na Rússia, e em Nayarit, no México, circunavegando o Pacífico Norte.

“Esta é a distância mais longa percorrida entre dois avistamentos únicos de uma baleia jubarte foto-identificada até o momento”, afirmam os pesquisadores num artigo científico publicado há poucos dias na Endangered Species Research.

PUBLICIDADE

No estudo, os biólogos revelam o aumento de jubartes se alimentando ao longo da costa russa do Pacífico e depois se reproduzindo nas águas quentes do México. Segundo as observações, eram mais de 100 baleias da espécie percorrendo esse trajeto, enquanto há poucos anos, eram pouco mais de dez.

Até então sabia-se que milhares de jubartes que escolhiam as águas mexicanas para acasalar e ter seus filhotes depois rumavam norte para o Alasca e o Canadá.

Uma das suspeitas para o maior número de jubartes fazendo essa rota até a Rússia é que com o fim da caça anos décadas atrás elas começaram a explorar novas regiões, muitas que tinham sido habitadas por seus antepassados, mas que as abandonaram ou foram mortas ali.

“As baleias jubarte realizam extensas migrações anuais e têm padrões migratórios complexos”, explicam os pesquisadores no artigo.

O trajeto percorrido por Frodo
(Imagem: reprodução Happywhale)

As baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) podem ser encontradas em todos os oceanos. Chegam a pesar até 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca). Como é um animal do topo da cadeia alimentar, é um excelente indicador da qualidade e do equilíbrio das águas do planeta.  

Esses cetáceos gigantes conseguem dar saltos em que seus corpos saem quase que por completo para fora da água. Suas imensas nadadeiras peitorais podem medir até 1/3 de seu comprimento, algo em torno de 16 metros.

Leia também:
Censo aponta número recorde de baleias jubarte no litoral brasileiro em 2022
Baleia jubarte sai da lista de espécies ameaçadas de extinção na Austrália
Biólogos registram, em vídeo, flagrante raro de baleia jubarte amamentando seu filhote
Biólogos registram, com drone, os momentos após o nascimento de um filhote de baleia jubarte

Foto de abertura: Dmitry Osipenko on Unsplash

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor