Fundada em 2006, a organização internacional Panthera trabalha pela conservação das 40 espécies de felinos selvagens do mundo e pela proteção dos ecossistemas que elas habitam. Entre esses animais icônicos e majestosos estão os “grandes felinos”: leões, onças-pintadas, tigres, leopardos, leopardos-da-neve e guepardos.
E pelo terceiro ano consecutivo, a Panthera divulga a “Top Wild Cat Photos of the Year”, as melhores imagens obtidas nos doze meses que passaram, seja através de armadilhas fotográficas ou outras tecnologias utilizadas para o monitoramento e estudo de grandes felinos. Muitos desses registros são resultado do trabalho de biólogos, pesquisadores e instituições parceiras dos quatro cantos do planeta. Graças a esses esforços, por exemplo, é que a população de leopardos triplicou no Parque Nacional de Kafue, na Zâmbia.
“Nossa missão é garantir um futuro para os felinos selvagens e as vastas paisagens das quais eles dependem. Um mundo onde eles prosperam em ambientes saudáveis, naturais e desenvolvidos, que sustentam as pessoas e a biodiversidade”, declara a organização.
Entre os destaques divulgados agora no final de 2024 estão desde filhotes de leão, curiosos com as câmeras escondidas no meio da mata, até raríssimos felinos, como um leopardo melânico (negro), na Malásia. Há ainda uma onça-pintada brasileira, Saseka, fotografada descansando, por Raissa Sepulvida, durante a época dos incêndios no Pantanal (veja foto mais abaixo).
Confira abaixo alguns desses incríveis registros feitos ao longo do ano que passou:
A seguir um vídeo que conta mais sobre o trabalho da Panthera:
——————————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
População de tigres da Tailândia tem aumento de 250%
Índia e Butão registram aumento na população de tigres
Florence e seus três novos filhotes trazem esperança para a população de leões no Senegal
Fotos de abertura: divulgação Panthera