PUBLICIDADE

Lobo ibérico, espécie símbolo das montanhas da Andaluzia, na Espanha, é declarado extinto

Lobo ibérico, espécie símbolo das montanhas da Andaluzia, na Espanha, é declarado extinto na natureza. País tem a maior população de lobos da Europa, mas no século passado eles desapareceram de muitos lugares

Mais um animal que deixa de existir em vida livre num lugar do planeta. A Junta de Andaluzia acaba de anunciar que o lobo ibérico (Canis lupus signatus) está oficialmente extinto na natureza. O animal era considerado uma das espécies mais representativas das serras da região, localizada ao sul da Espanha, e mesmo com sua proteção por lei, desde 2020 nenhum indivíduo foi avistado em vida livre.

Até 2010, era estimado que existiam entre seis e oito alcateias, sobretudo na área de Sierra Morena, com uma população de pouco mais de 50 lobos.

Especialistas apontam a perda de habitat e o abate dos animais por fazendeiros como os principais responsáveis por sua extinção.

“Esta é uma péssima notícia e confirma a tendência negativa para as poucas matilhas existentes no sul da Espanha, que estão ameaçadas pelo isolamento físico e genético dos lobos do resto do país”, lamentou Luis Suárez, coordenador de conservação do World Wildlife Fund na Espanha.“A vergonhosa perda de lobos na Andaluzia está diretamente relacionada à falta de vontade política do governo regional para adotar medidas de conservação”, criticou.

PUBLICIDADE

A Espanha é o país com a maior população de lobos da Europa, em torno de 12 mil animais. Todavia, em algumas áreas do continente, a espécie desapareceu completamente no século passado.

Os lobos são criaturas sociáveis e vivem em grupos, com quem se locomove e caça. Alguns indivíduos permanecem a vida toda ao lado de sua família.

Carnívoros, após o abate de uma presa, pode passar vários dias sem comer.

Segundo o International Wolf Center, existem duas espécies de lobos amplamente reconhecidas no mundo, o vermelho e o cinza. No entanto, cientistas suspeitam sobre a existência de outras possíveis subespécies do lobo cinzento. Há também um canídeo pouco conhecido, que vive nas terras altas da Etiópia, chamado Canis simensis, que se acredita ser um parente muito próximo do lobo.

Os lobos são os maiores membros da família canídeos, a mesma a que pertencem os cães de estimação. Há muitas décadas, os lobos eram os mamíferos terrestres selvagens mais amplamente distribuídos no Hemisfério Norte.

*Com informações do El Correo de Andalúcia, WWF Europe e The Guardian

Leia também:
Alcateia de lobos selvagens aparece na Dinamarca após 200 anos
Nascimento de oito filhotes de lobos após um século é esperança para retorno da espécie levada à extinção na Califórnia
Chineses anunciam clonagem de um lobo-do-ártico e dizem que técnica pode ser usada para salvar espécies em risco de extinção

Foto de abertura: Francisco Ruiz/Creative Commons/Flickr

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE