PUBLICIDADE

Little Sun Charge: recarga de celular com a energia do sol

recarregador solar Little Sun

O artista escandinavo Olafur Eliasson é um apaixonado pela energia solar. Em 2014, junto com os designers de sua equipe, já tinha produzido a pequena lâmpada em formato de flor (veja a foto ao final do texto), que funcionava com a energia do sol. Agora, ele acaba de lançar uma outra novidade: o Little Sun Charge, um recarregador para celulares. “Energia deve ser sustentável e para todos”, acredita Eliasson.

Desenvolvido em parceria com o engenheiro alemão Frederik Ottesen, o aparelho portátil também funciona como lâmpada LED e tem compatibilidade com todas as marcas de celulares. São necessárias apenas 5 horas de exposição à luz do sol para que o Little Sun Charge forneça carga completa (100%) para o telefone. A maioria dos recarregadores solares, feitos até então, necessitava entre 8 e 20 horas para funcionarem. Além disso, o recarregador possui porta USB.

células do recarregador solar Little Sun

PUBLICIDADE

Pequenas células solares do recarregador portátil

A ideia por trás do produto, assim como a pequena lâmpada solar, é ajudar as populações carentes da África, que não têm acesso à rede de distribuição de energia. Ainda hoje, 1,1 bilhão de pessoas não  eletricidade em casa. A falta de infraestrutura compromete seriamente o desenvolvimento social e econômico destas comunidades. O projeto Little Sun quer levar energia limpa e sustentável para estas pessoas.

No início de setembro, Olafur Eliasson lançou na plataforma Kickstarter campanha de crowdfunding, financiamento coletivo, para arrecadar recursos para produzir em larga escala o protótipo (que foi testado na Europa e na África) e começar a comercializá-lo em março de 2016. O resultado do crowdfunding foi surpreendente. Faltando apenas alguns dias para o final da campanha, a meta de €50 mil já foi quadruplicada e chegou a €246 mil!

Parte do dinheiro obtido com a venda dos produtos Little Sun é convertida na pesquisa e desenvolvimento de novos aparelhos solares e a outra, destinada ao negócio social, que envolve moradores de vilarejos de cidades do Quênia, Zimbabue, Senegal, Etiópia e Gana, que doam e vendem as lâmpadas solares.

Little Sun, uma solução limpa e sustentável

O acesso à eletricidade é uma das grandes ferramentas para aumentar a inclusão social de milhares de pessoas no mundo. Veja como:

erradicação da pobreza – empresas e lojas podem ficar abertas até mais tarde, o que permite aumentar a renda destes negócios e fomentar o desenvolvimento econômico das comunidades;

educação – crianças podem estudar e ler durante a noite, o que contribui para o melhor rendimento escolar;

saúde –  atendimentos médicos podem ser realizados durante a noite e elimina-se o uso de de lampiões de querosenes nas casas, que liberam gases extremamente tóxicos e nocivos.

lâmpada em formato de flor Little Sun

Fotos: divulgação Little Sun

Comentários
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor