No inicio deste mês, cinco organizações socioambientais, nacionais e internacionais – Rede Pró-UC, Menos 1 Lixo, Global Citizen, CEPB – Center for Environmental Peacebuilding e Re:wild* -, enviaram uma ‘carta aos candidatos à Presidência da República ‘ para pedir que se comprometam com a preservação da natureza, o respeito aos direitos dos povos indígenas e o combate à crise climática. Ao mesmo tempo, lançaram uma petição internacional online que todos devemos assinar.
Hoje, a campanha ganhou um aliado importante: o ator e ativista climático Leonardo DiCaprio, que declarou, no Instagram:
“Tenho orgulho de estar ao lado do povo brasileiro convocando todos os 12 candidatos a presidente a se comprometerem publicamente com quatro ações críticas para o nosso planeta: acabar com o desmatamento, reduzir as emissões, respeitar os direitos e os territórios dos povos indígenas e fortalecer o sistema de áreas protegidas. Mostre seu apoio através da petição da @GLBLCTZN no link na minha bio”.
No final do texto, DiCaprio marcou as organizações envolvidas (veja o post no final deste texto). Cerca de uma hora depois, muito animada, Ângela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró-UC, divulgou o importante apoio:
“O Leonardo DiCaprio acaba de chamar atenção, no seu Instagram, para a carta enviada aos candidatos à presidência da república, pedindo que se comprometam com 4 pontos que consideramos fundamentais para um Brasil ambientalmente mais justo, nos próximos anos”.
E aproveitou para fazer um convite para seus seguidores: “E ai? Bora assinar e cobrar? Temos o país com a maior biodiversidade do planeta e é nossa responsabilidade cuidar melhor deste tesouro!”.
É imprescindível que os candidatos que pretendem subir a rampa do Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2023, para receber a faixa presidencial, se engajem nessas pautas que, em geral, não estão em seu radar. Pelo menos não de forma declarada, como se espera de um líder no século XXI.
Até 16h36 de 8 de setembro, quando assinei a petição, ela reunia 19.218 assinaturas; a primeira meta era chegar a 20 mil. Hoje, uma semana depois, está com 23.521 e a nova meta é chegar a 50 mil. Agora, com o apoio de DiCaprio, certamente muita gente bacana vai aderir.
Se você assinar e compartilhar, vai ser mais bacana ainda! A seguir, leia o texto da carta e o post do ator engajado.
A todos os candidatos à presidência do Brasil
“Cidadãos Globais no Brasil e em todos os cantos do mundo contam com sua liderança para ajudar a construir um mundo mais verde e seguro.
A crise do clima e da biodiversidade ameaça a todos nós, mas países da América Latina como o Brasil estão na linha de frente. O tempo é essencial para evitar mais devastação – e as ferramentas estão em suas mãos para fazer a diferença.
Um futuro verde ainda está ao nosso alcance e as políticas ambientais do próximo governo brasileiro terão repercussões globais que afetam a todos nós.
A ação, agora, para proteger a natureza e reduzir as emissões, protegerá a vida, os meios de subsistência e o futuro de milhões de seres humanos.
Trabalhando com a sociedade civil, contamos com você para se comprometer com o seguinte:
- Acabar com o desmatamento em todas as suas formas para ajudar a reverter o declínio da biodiversidade
- Implementação de um plano de redução de emissões de acordo com o Acordo de Paris para evitar o aquecimento além de 1,5°C
- Respeitar os direitos e a terra dos povos indígenas como guardiões da Terra e importantes parceiros na conservação da natureza
- Fortalecimento do sistema de áreas protegidas que são cruciais para a manutenção da vida em todas as suas formas Ao defender a ação verde agora, você pode proteger nosso planeta para as gerações futuras.
Contamos com sua liderança.
Nosso bem-estar depende de você: Lula, Bolsonaro, Eymael, Ciro Gomes, Sofia Manzano, Pablo Marçal, Leonardo Péricles e Simone Tebet e Soraya Thronicke.
_______________________
A seguir, leia o post de Leonardo DiCaprio a respeito da campanha, em seu Instagram:
* O que faz cada organização que elaborou esta campanha:
– Rede Pró-UC: dedicada à proteção e ao fortalecimento das Unidades de Conservação no Brasil;
– Menos 1 Lixo: ajuda as pessoas que desejam transformar o mundo através de pequenos gestos;
– Global Citizen: plataforma de ação dedicada a alcançar o fim da pobreza extrema, que reúne cidadãos globais que acreditam em um mundo onde todos podem prosperar;
– CEPB – Center for Environmental Peacebuilding: identifica e possibilita mudanças estruturais nos locais mais vulneráveis e
– Re:wild: organização de proteção ambiental.
Foto: montagem com reproduções do Facebook (Leo DiCaprio) e Instagram (card da campanha).