O ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio se tornou apicultor em 2016 para aliviar o stress, aconselhado pelo namorado de sua mãe, David Ward, e nunca mais largou o hobby engajado.
“David é apicultor nas horas vagas e disse que é uma ótima maneira de se perder em seu próprio mundo”, contou, revelando que não demorou muito para construir colmeias no jardim de sua casa em Los Angeles.
A atriz Scarlet Johannsson vivia dizendo ao colega Samuel L. Jackson: “Precisamos salvar as abelhas!”. Então, quando ela se casou com o ator Ryan Reynolds, Jackson lhe deu uma colmeia de presente. Era o que faltava para que ela descobrisse o que fazer por esses incríveis polinizadores.
O ex-jogador britânico David Beckham, descobriu a apicultura durante o isolamento devido à covid-19 e levou o hobby tão a sério que, tempos depois, lançou uma linha completa de mel – a marca é DB’s Stick Stuff -, que também vende livros de receitas.
Flea, baixista da banda Red Hot Chilli Pepers, conheceu a apicultura em 2015 com a intenção de contribuir para restaurar a população de abelhas no planeta e, logo – o que poderia ser apenas um hobby – tornou-se um projeto sério.
Hoje, cada uma das três colmeias que mantém em sua casa, em Los Angeles, tem 60 mil abelhas. De vez em quando ele aparece nas redes sociais com seu traje de apicultor cuidando de sua coleção, que carinhosamente chama de Abelhas Flea. E incentivando seus fãs a fazer igual.
Reprodução contra a ameaça de extinção
Já o ator Morgan Freeman, talvez o mais famoso amante de abelhas entre as celebridades internacionais, cria abelhas desde 2014, quando transformou sua fazenda de quase 50 hectares, no estado do Mississipi (EUA), em um santuário de abelhas selvagens, introduzindo cerca de 30 colmeias para estimular sua reprodução (contamos aqui).
Tornou-se ativista ao descobrir a importância de preservar a sobrevivência desses polinizadores, que no mundo todo, sofrem ameaça de extinção. E, ao contrário de Beckham, não tem intenção de colher o mel ou de perturbar as colmeias.
“Há um esforço para trazer as abelhas de volta ao planeta. Nós não percebemos que elas são a fundação do crescimento, da vegetação, da alimentação”, diz
Em sua fazenda, o ator plantou árvores frutíferas e diversas espécies de flores silvestres, como lavandas e magnólias, para estimular a polinização e fornecer alimentos para os insetos.
Abelhas contra a pobreza
Devido a seu apelido – que ganhou quando muito jovem devido ao hábito de usar um sweater preto e amarelo, com listras em forma de arco – , não é de estranhar que o músico e cantor britânico Sting também ame as abelhas. “Elas são polinizadoras essenciais e vitais para a conservação e nossa sobrevivência”, destaca ele.
Em sua fazenda no Reino Unido, entre a grande variedade de animais e insetos que mantém, lá estão elas em suas colmeias. Sting também é patrono de uma organização sem fins lucrativos – a Bees for Development -, que atua para reduzir a pobreza por meio da apicultura.
Abelhas sem ferrão
Na pandemia, a cantora baiana Ivete Sangalo já estava completamente apaixonada pelas abelhas sem ferrão (nativas do Brasil) – o marido, o nutricionista Daniel Cady, convive com elas desde criança por causa do avô e do tio conservacionistas – quando declarou, em entrevista em 2022, que já tinha oito mil indivíduos: “Lá em casa, a gente fez como se fosse um quiosque para elas”.
Ivete se referia ao Meliponário Sangallo e Cady que os mantêm na mansão na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, em área de Mata Atlântica. Tudo começou com uma colônia, presenteada por um amigo. Depois veio mais uma, mais uma e, hoje, são 50 colmeias, todas da espécie Uruçu Nordestina (Melipona scutellaris).
No Brasil existem mais de 250 espécies de abelhas nativas sem ferrão, sendo 550 cadastradas em todo o mundo, segundo a Embrapa, responsáveis pela polinização de frutas, vegetais e da flora, com participação importante na manutenção de florestas.
Inspiração
Não importa de que forma as abelhas entraram em suas vidas, nem porque permanecem, mas há um ponto em comum entre todos os artistas destacados neste post: a intenção de informar e influenciar fãs a cerca da importância de proteger estes insetos tão preciosos e, quem sabe, inspirá-los a ter seus meliponários, fortalecendo a população de abelhas pelo mundo.
Em 2021, muitas foram as reportagens realizadas com Ivete e Daniel, o que inspirou a criação da Uruçu Nordestina no estado. Esse era um dos desejos do casal.
E a ideia de inspirar, não tem nada com “virar moda” porque moda é passageira, efêmera, mas, sim, transformar a criação de abelhas num movimento local e/ou mundial.
E você? Também cria abelhas? Se não, tem vontade? Se sentiu inspirado/a pelas histórias contadas aqui? Conhece mais alguém famoso que também se rendeu à essa criação? Conte aqui.
_____________
Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Foto-montagem: imagens de divulgação
Com informações de The Sun, GeesBees, Delish, G1, Glamurama e de alguns perfis no Instagram