Uma cultura empresarial consistente e fortalecida diariamente é um dos segredos para o sucesso no mundo dos negócios, de acordo com a pesquisa feita em 2022 pela consultoria de RH, Futuro S/A. Este também é o modus operandi da Amazon, que trabalha seus processos culturais e estratégicos, em todas as verticais de negócios, com base em seus Princípios de Liderança. Estas diretrizes orientam funcionárias e funcionários a preservarem a saúde e a segurança no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que otimizam processos e melhoram a experiência de compra dos clientes.
Presente em todas as unidades de negócios, como a Amazon.com.br, a AWS (Amazon Web Services), Amazon Prime, Books, Amazon Music, entre outras, os 16 princípios possuem diretivas específicas e são disseminados nos 25 países onde a Amazon opera.
Neste sentido, separamos abaixo três mecanismos da cultura da Amazon que promovem inovação, proatividade e colaboração entre as equipes, além de trazerem, por exemplo, a mentalidade de dono para o dia a dia de todas e todos. Confira:
Associada na Estação de Entrega DSP3, em Embu das Artes, São Paulo
(Foto: divulgação Amazon)
1. Sempre é Dia 1 na Amazon:
Fundada por Jeff Bezos em julho de 1994, a Amazon começou com o objetivo de facilitar a entrega de livros por meio de uma livraria on-line. Recebeu este nome em alusão ao rio Amazonas, maior em volume de água do mundo e localizado no norte da América do Sul. A imensidão de água seria, então, uma referência clara à variedade de produtos disponíveis em sua loja.
Presente no Brasil desde 2012, a Amazon começou suas operações com a venda de livros digitais pelo Kindle e, dois anos depois, incorporou também os livros físicos. Em 2019, abriu o seu primeiro Centro de Distribuição no país, em Cajamar, região metropolitana de São Paulo.
Atualmente, são mais de nove mil funcionários diretos e indiretos, distribuídos em 11 Centros de Distribuição e 14 Estações de Entrega por todo Brasil, além do escritório em São Paulo. A cultura moldada pelos Princípios de Liderança da Amazon é uma receita de sucesso pelo mundo. Além de ser totalmente focada no cliente, ela inclui ainda diretrizes próprias para promoção constante de inovações, criação de melhores abordagens na resolução de desafios, priorizando também a segurança e bem-estar das equipes.
“Os Princípios de Liderança estão presentes desde o nosso Dia 1 na Amazon. Mesmo sem uma hierarquia oficial, a obsessão pelo Cliente é o que norteia todos os outros, para que possamos garantir a segurança de nossas equipes e manter a confiança dos nossos consumidores. Nossa história conta com valores essenciais, como a inovação, que pode ser percebida na transformação do que começou como uma livraria digital no Brasil para se tornar uma loja com mais de 100 milhões de produtos em 50 categorias diferentes”, destaca Daniel Mazini, country manager para Consumer Business na Amazon.com.br
2. Trabalhando “de trás pra frente”, modelos mentais e Semana da Cultura:
Os Princípios também reafirmam o compromisso da Amazon em entregar a melhor experiência aos clientes, pois é por meio deles que todos seguem sempre os mais altos padrões. A promessa de entrega de alta qualidade pode ser percebida, por exemplo, no conceito de “trabalhar de trás para frente”, que acontece quando produtos e serviços são criados com base nas necessidades dos públicos. Ao invés de criar sem que haja demanda, a Amazon busca entender antes o que seus clientes precisam e querem e cria a partir das necessidades deles.
Outra ferramenta usada pela empresa é o modelo mental chamado de “porta de mão única ou de mão dupla”, que permite melhor rapidez na tomada de decisão. Quando a decisão é de “mão única” tem consequências significativas e, muitas vezes, irreversíveis. Já a decisão de porta de “mão dupla” pode ser alterada, trazendo dados e razões suficientes de que proporcionará um benefício para os clientes.
De acordo com o desafio a ser enfrentado, funcionárias e funcionários tentam tomar mais decisões de mão dupla, sempre visando soluções ágeis, baseadas em dados reais e com melhor entrega ao público final. A cultura é extremamente importante para a Amazon, pois é o elemento capaz de unir as diversas frentes de negócio às pessoas, sejam elas Amazonians ou clientes.
Para a líder de Recursos Humanos de Varejo e Corporativo na Amazon Brasil, Érika Borges, é preciso apresentar os Princípios de Liderança e motivar constantemente as funcionárias e funcionários a fim de que compreendam e absorvam os mecanismos da cultura da Amazon e vejam como eles funcionam na prática.
“Acreditamos na importância de criar um ambiente de no qual haja respeito, motivação e reconhecimento frequentes. Vimos que uma forma de colocar as equipes na mesma página é fomentar a interação constante com as lideranças. Muitos funcionários e funcionárias da Amazon Brasil, ingressaram na empresa no período da Pandemia, e totalmente remotos. Agora retornando de forma hibrída ao escritório, estamos desenvolvendo ferramentas de interação como a Semana de Cultura, onde nossa liderança apresenta os diferentes temas culturais importantes como nossos principíos de Liderança, diversidade, processos peculiares Amazon, desenvolvimento de carreira entre outros. São conteúdos variados para ensinar as pessoas sobre a Amazon, inspirando tomadas de decisão ágeis e assertivas”, comenta a executiva.
Como uma forma de aprimorar as lideranças da Amazon e reforçar a atuação das gestoras e gestores, a empresa lança o programa “Potentia”, que foca na capacitação e criação de mecanismos que aumentam e desenvolvem competências para líderes, alinhadas com a cultura peculiar da Amazon, durante o ano todo.
Érika Borges, líder de Recursos Humanos de Varejo e Corporativo na Amazon Brasil
(Foto: Allan Neumann Vaz/Amazon)
3. Criando e simplificando de forma inovadora e curiosa:
Integrada a todos os seus negócios, a Amazon procura inventar e simplificar em tudo que faz. E, para isso, “elevar a barra” faz parte de um esforço criado para que todas as associadas e os associados procurem inovar em todas as suas tarefas do dia a dia. O constante aprendizado também faz parte da forma como os Amazonians trabalham diariamente: aprender e ser curioso está entre os principais Princípios de Liderança para incentivar novas ideias, pontos de vista e possibilidades.
A Amazon também implementa soluções inovadoras por meio das tecnologias utilizadas nas Operações. O uso de Machine Learning vai desde a correspondência automática entre o inventário dos produtos nos Centros de Distribuição até a listagem no catálogo do site da Amazon.com.br, por exemplo. Além da modernização nas instalações, a inovação é percebida ainda nos processos de entrega da Amazon.
Com o uso de Inteligência Artificial, as entregadoras e os entregadores podem acessar as melhores rotas para seus destinos, de acordo com o tempo do percurso e status do trânsito. A ferramenta também serve para determinar períodos de descanso e acompanhar as horas trabalhadas, visando a segurança e o bem-estar de todas e todos, ao mesmo tempo em que a melhor experiência aos clientes é garantida.
Funcionárias e funcionários na inauguração da Estação de Entrega DPR2, em Curitiba, Paraná
(Foto: divulgação Amazon)
A partir disso, é possível afirmar claramente que o que une os funcionários e funcionárias da Amazon em diferentes times e áreas geográficas é o esforço comum de olhar para os clientes e tornar suas vidas mais fáceis. O escopo e a dimensão da missão da empresa estão em buscar perspectivas diversas, facilitando assim sua internacionalização e suas operações. E foi graças à cultura centrada no cliente que a Amazon conquistou este ano o primeiro lugar no Top Of Mind em 2023, pelo terceiro trimestre consecutivo.
A recente pesquisa de “Intenção de Compra e Top Of Mind”, da NielsenIQ Ebit Brasil, revelou que 19% dos brasileiros têm a Amazon como principal marca de e-commerce quando vão realizar suas compras online. Com foco na melhor experiência para o consumidor, a cultura de Amazonians de todo o mundo é consolidada pelos princípios de liderança, que moldam e guiam ações importantes para seus funcionários, funcionárias e, logicamente, clientes.
*Este texto é um publieditorial e todas as informações são de exclusiva responsabilidade da Amazon Brasil
Foto de abertura: divulgação Amazon