Só quando a fumaça dos incêndios florestais do Canadá afeta os Estados Unidos é que atenção mundial se dá conta do desastre que está acontecendo no Hemisfério Norte. Só em 2023, 8,2 milhões de hectares de vegetação já foram destruídos no país.
Em geral, a temporada de incêndios no Canadá começa em meados de maio e vai até outubro. Mas este ano o que se observa é um número muito maior de focos de fogo. Já foram mais de 3 mil neste ano. A destruição causada pelas chamas é considerada recorde e maior do aquela registrada em 1989.
Segundo o Canadian Interagency Forest Fire Centre, nesta sexta-feira (30/06) são quase 500 focos ativos de fogo, 106 na região de Quebec, 101 em Alberta e 95 na Colúmbia Britânica. Desse total, mais de 230 focos estão sem controle.
Imagem aérea de floresta destruída em Tantallon
(Foto: reprodução Facebook Nova Scotia Government)
O Canadá abriga 9% das florestas do mundo. Não se sabe ainda a extensão do impacto sobre a vida animal.
“Se uma árvore com um ninho queimar, esses ovos ou filhotes obviamente não sobreviverão. Os adultos podem escapar do fogo, mas as chances de que eles se reproduzam novamente em outro lugar é improvável para este ano. Acho que um impacto imediato é que muitos indivíduos deixarão de procriar este ano. Alguns morrerão”, diz a bióloga Karen Hodges, professora da Universidade da Colúmbia Britânica.
A especialista explica ainda que espécies, como o lince do Canadá, a marta-pescadora e a lebre-americana precisam de florestas maduras, enquanto outros, como as corujas, necessitam de grandes árvores com cavidades para nidificar. Mas quando os incêndios queimam essas árvores levam décadas para voltarem a crescer e se tornarem florestas maduras. “Estas serão mudanças duradouras”, alerta Karen.
Mapa mostra a situação atual dos incêndios no Canadá
(Fonte: CIFFC)
Nos últimos dias, da mesma maneira que ocorreu no começo de junho, a fumaça dos incêndios canadenses chegou a vários estados da parte central norte e da costa leste dos Estados Unidos. Várias cidades, como Chicago e Minneapolis, chegaram a ficar com a pior qualidade do ar do mundo. Mais uma vez, autoridades alertaram a população para evitar fazer atividades ao ar livre e usar máscaras de proteção.
Bruma de fumaça sobre a cidade de Albany (NY)
(Foto: Mike Groll/Office of Governor Kathy Hochul)
*Com informações da CTV News e CBS News
Leia também:
Nova York fica com a pior qualidade de ar do planeta por causa da fumaça vinda dos incêndios no Canadá
Imagens de satélite mostram fumaça de incêndios de província petroleira do Canadá chegar ao Ártico
Incêndios nos Estados Unidos podem ser a causa da morte de centenas de milhares de aves migratórias
Foto de abertura: reprodução Facebook Nova Scotia Government