O Departamento de Saúde Pública do Texas, nos Estados Unidos, confirmou a contaminação de um homem pelo vírus H5N1, que causa a gripe aviária. Segundo nota divulgada pelo órgão, a pessoa em questão teve contato direto com vacas produtoras de leite, que estavam possivelmente infectadas.
Ainda de acordo com o comunicado, o homem passa bem. Ele teve apenas uma inflamação nos olhos e está sendo tratado com a medicamento antiviral oseltamivir (Tamiflu).
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC), que acompanha também o caso, informou que este é o segundo caso de um ser humano infectado pelo H5N1. Todavia, o do Texas é o primeiro associado com gado.
Em março, aconteceram os primeiros relatos de vacas com gripe aviária no estado americano. Contudo, as autoridades esclarecem que não há perigo de contaminação para o leite e outros produtos. Quando os animais apresentam sinais de doença, tudo já é descartado. Além disso, o processo de pasteurização mataria o vírus.
Além do Texas, há casos de gripe aviária entre rebanhos de gado nos estados de Kansas e Michigan. Ao serem infectados, esses animais não desenvolvem os mesmos sintomas fatais que aves e outros mamíferos aquáticos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) continua classificando como baixo o risco de contaminação de seres humanos pela gripe aviária.
As aves migratórias, principalmente as aquáticas, são apontadas como as principais responsáveis pela transmissão da doença.
O vírus H5N1 é altamente contagioso. Poucos dias após a contaminação, os sintomas já ficam visíveis, como paralisia e inchaço de partes do corpo, e vários órgãos param de funcionar. O sistema neurológico é comprometido e os animais começam a apresentar tremores. A taxa de mortalidade chega a 90%.
No mundo todo, este é o pior surto já registrado. Milhões de animais morreram em países do Hemisfério Norte, e na América do Sul, estima-se que mais de 500 mil aves vieram à óbito, além de 20 mil leões-marinhos no Chile e no Peru (no Brasil houve vários casos também no Rio Grande do Sul).
*Com informações adicionais do site STAT
————————————–
Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Mais de 17 mil filhotes de elefantes-marinhos morrem de gripe aviária na Argentina
Registrada primeira morte de urso polar por gripe aviária
Gripe aviária avança na Antártica, matando centenas de elefantes-marinhos, focas e aves
Parque Nacional de Galápagos tem primeiros casos de aves mortas por gripe aviária
Foto de abertura: Sasin Tipchai por Pixabay