PUBLICIDADE

Guia de bolso mostra o incrível universo das aves na Chapada dos Veadeiros

Declarado em 2001 como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um dos maiores símbolos do Cerrado brasileiro.

Em uma área aproximada de 240 mil hectares, essa Unidade de Conservação abriga centenas de nascentes e cursos d’água, cachoeiras, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza.

A Chapada dos Veadeiros é habitat ainda de uma imensa variedade de plantas e animais, com o registro de cerca de 378 espécies de aves.

Para mostrar um pouco da exuberância e riqueza das aves dessa região foi lançado o Guia de Aves da Chapada dos Veadeiros.

PUBLICIDADE

A publicação, bilíngue (inglês e português), apresenta 121 espécies, entre elas, aquelas consideradas comuns, endêmicas e ameaçadas de extinção. Junto com cada foto, há o nome popular e científico da ave e também, seu status de conservação.

Guia de bolso mostra o incrível universo das aves na Chapada dos Veadeiros

O projeto foi concebido peor Renato Rizzaro (autor do blog Roda de Passarinho aqui no Conexão Planeta) com a colaboração de um time de peso de fotógrafos de natureza, tais como: Ana Corazolla, André Dib, Anselmo d’Afonseca, Bruno Gonçalves, Ciro Albano, Cristine Prates, Ester Ramirez, Fernanda Fernandex, Fernando Tatagiba, Gabriela Giovanka, João Quental, Margi Moss e Thiago Toledo.

A produção do guia demorou dois anos e teve como base o trabalho e a experiência dos biólogos Fernando Previdente e Gislaine Disconzi, pesquisadores do PAN do Pato-mergulhão e coordenadores do Projeto Pato-mergulhão Chapada dos Veadeiros.

Guia de bolso mostra o incrível universo das aves na Chapada dos Veadeiros

Observado na Argentina, Paraguai e Brasil, o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma espécie de ave aquática que, infelizmente, é considerada criticamente em perigo de extinção, de acordo com a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

No mundo todo estima-se que só restem 250 indivíduos livres na natureza. No Brasil, o pato-mergulhão pode ser visto ainda em regiões da Serra da Canastra e Patrocínio (MG), no Jalapão (TO) e na Chapada dos Veadeiros, por isso mesmo, ele foi escolhido para estampar a capa do novo guia.

Guia de bolso mostra o incrível universo das aves na Chapada dos Veadeiros

O raríssimo pato-mergulhão

Leve e prático, a ideia do guia é que ele seja usado por turistas e observadores de aves que visitam a Chapada dos Veadeiros.

“É importante porque quando as pessoas conhecem as aves consequentemente colaboram em ações de conservação da biodiversidade local. Usamos o mote “conhecer para conservar”, de forma a aproximar cada vez mais o homem da natureza e disseminar informações/conhecimentos que contribuam para a valorização e preservação dos recursos naturais do Cerrado da Chapada dos Veadeiros”, destaca Gislaine.

A bióloga revela que o próximo projeto será a elaboração de um guia maior, contendo aproximadamente 300 espécies de aves que habitam a região.

O Guia de Aves da Chapada dos Veadeiros custa em torno de R$ 30 reais. Para você comprar o seu basta enviar um e-mail para cerradobirding2@gmail.com ou acessar pela internet a Loja de Passarinho.

Em Alto Paraíso de Goiás, você também encontra o guia nas seguintes lojas físicas: Café com Graça, Soul Cerrado e Empório Santa Maria. Em São Jorge, ele está à disposição na Arte no Buteco e Sol e Cachoeira. Outra opção é no Centro de Visitantes do PARNA Chapada dos Veadeiros.

Confira abaixo algumas das outra aves que aparecem no guia:

Leia também:
Guia revela a beleza e a diversidade de 120 aves da Amazônia matogrossense
Aves da Floresta Atlântica ganham guia de bolso
Guia on-line apresenta aves da Caatinga brasileira

Fotos: Bruno Arantes Bueno (abertura e aves ao final), Renato Rizzaro (guia aberto), Margi Moss (Galito) e André Dib (pato-mergulhão)

Comentários
guest

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Neide Silva de Paula
Neide Silva de Paula
3 anos atrás

São muitas as espécies de aves, ameaçadas de extinção, por vários motivos como alimentação, caça para cativeiros ou mesmo para comercialização.

Judson de Miranda Teles
Judson de Miranda Teles
3 anos atrás

Esse Guia de Bolso é fundamental para que as pessoas saibam sobre as belezas e ameaças dos nossos passaros!

Virginia
Virginia
3 anos atrás
Responder para  Judson de Miranda Teles

Como o tráfico de animais está cada vez mais acontecendo , muitos animais acaba morrendo no transporte , não temos fiscalização descente para evitar os danos causados.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE