Declarado em 2001 como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um dos maiores símbolos do Cerrado brasileiro.
Em uma área aproximada de 240 mil hectares, essa Unidade de Conservação abriga centenas de nascentes e cursos d’água, cachoeiras, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza.
A Chapada dos Veadeiros é habitat ainda de uma imensa variedade de plantas e animais, com o registro de cerca de 378 espécies de aves.
Para mostrar um pouco da exuberância e riqueza das aves dessa região foi lançado o Guia de Aves da Chapada dos Veadeiros.
A publicação, bilíngue (inglês e português), apresenta 121 espécies, entre elas, aquelas consideradas comuns, endêmicas e ameaçadas de extinção. Junto com cada foto, há o nome popular e científico da ave e também, seu status de conservação.
O projeto foi concebido peor Renato Rizzaro (autor do blog Roda de Passarinho aqui no Conexão Planeta) com a colaboração de um time de peso de fotógrafos de natureza, tais como: Ana Corazolla, André Dib, Anselmo d’Afonseca, Bruno Gonçalves, Ciro Albano, Cristine Prates, Ester Ramirez, Fernanda Fernandex, Fernando Tatagiba, Gabriela Giovanka, João Quental, Margi Moss e Thiago Toledo.
A produção do guia demorou dois anos e teve como base o trabalho e a experiência dos biólogos Fernando Previdente e Gislaine Disconzi, pesquisadores do PAN do Pato-mergulhão e coordenadores do Projeto Pato-mergulhão Chapada dos Veadeiros.
Observado na Argentina, Paraguai e Brasil, o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma espécie de ave aquática que, infelizmente, é considerada criticamente em perigo de extinção, de acordo com a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
No mundo todo estima-se que só restem 250 indivíduos livres na natureza. No Brasil, o pato-mergulhão pode ser visto ainda em regiões da Serra da Canastra e Patrocínio (MG), no Jalapão (TO) e na Chapada dos Veadeiros, por isso mesmo, ele foi escolhido para estampar a capa do novo guia.
O raríssimo pato-mergulhão
Leve e prático, a ideia do guia é que ele seja usado por turistas e observadores de aves que visitam a Chapada dos Veadeiros.
“É importante porque quando as pessoas conhecem as aves consequentemente colaboram em ações de conservação da biodiversidade local. Usamos o mote “conhecer para conservar”, de forma a aproximar cada vez mais o homem da natureza e disseminar informações/conhecimentos que contribuam para a valorização e preservação dos recursos naturais do Cerrado da Chapada dos Veadeiros”, destaca Gislaine.
A bióloga revela que o próximo projeto será a elaboração de um guia maior, contendo aproximadamente 300 espécies de aves que habitam a região.
O Guia de Aves da Chapada dos Veadeiros custa em torno de R$ 30 reais. Para você comprar o seu basta enviar um e-mail para cerradobirding2@gmail.com ou acessar pela internet a Loja de Passarinho.
Em Alto Paraíso de Goiás, você também encontra o guia nas seguintes lojas físicas: Café com Graça, Soul Cerrado e Empório Santa Maria. Em São Jorge, ele está à disposição na Arte no Buteco e Sol e Cachoeira. Outra opção é no Centro de Visitantes do PARNA Chapada dos Veadeiros.
Confira abaixo algumas das outra aves que aparecem no guia:
Leia também:
Guia revela a beleza e a diversidade de 120 aves da Amazônia matogrossense
Aves da Floresta Atlântica ganham guia de bolso
Guia on-line apresenta aves da Caatinga brasileira
Fotos: Bruno Arantes Bueno (abertura e aves ao final), Renato Rizzaro (guia aberto), Margi Moss (Galito) e André Dib (pato-mergulhão)
São muitas as espécies de aves, ameaçadas de extinção, por vários motivos como alimentação, caça para cativeiros ou mesmo para comercialização.
Esse Guia de Bolso é fundamental para que as pessoas saibam sobre as belezas e ameaças dos nossos passaros!
Como o tráfico de animais está cada vez mais acontecendo , muitos animais acaba morrendo no transporte , não temos fiscalização descente para evitar os danos causados.