
Quando o fotógrafo Sebastião Salgado herdou a fazenda de gado de seu pai, nos anos 90, recebeu uma terra árida, devastada.
Diante de tanta destruição, sua companheira e parceira, Lélia Deluiz Wanick Salgado, logo vislumbrou o que se transformou em um megaprojeto de reflorestamento que modificou a paisagem da região do Vale do Rio Doce.
Os dois criaram o Instituto Terra em 1998 e, em duas décadas, plantaram três milhões de árvores, recuperando a natureza à sua volta.
Hoje, cerca de 170 espécies de aves e “uma família de onças”, entre outros animais, habitam a região que fica entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Foto: Divulgação
Salgado contou que, na época, estava muito triste e desanimado com a devastação que vinha presenciando no planeta e no Brasil e, com o tempo, ao ver a recuperação da floresta à sua volta, ele recuperou o ânimo e reconstruiu sua vida.
Agora, junto com Lélia, ele quer expandir as ações de reflorestamento e produzir, por ano, um milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
Para tanto, convidou o músico Gilberto Gil para apoiar a campanha de doação (que pode ser feita pelo site do instituto), sugerindo que ele fizesse uma canção sobre restauração florestal.
Foi assim que Gil compôs o delicioso samba Reflorestar, lançado ontem, 21/2, em clipe que gravou com o filho Bem Gil e o trio Gilsons – composta por José, Francisco e João, respectivamente filho e netos de Gil.
“O clipe tem a ver com essa relação indiscutível entre nós e a floresta: o que é a floresta e o que somos nós”, disse Gil em entrevista para o programa Fantástico, no qual o clipe foi lançado.

Foto: reprodução do vídeo
A direção é de Ivi Roberg e a produção de Juliano, filho de Salgado e Lélia. Gravado em estúdio, o clipe apresenta interferências lúdicas, que colorem o cenário discreto: florestas e bichos aquarelados brotam lindamente da cabeça do Gil e também das de Bem e dos integrantes do Gilsons.
O título da nova canção lembra outra bonita composição de Gil, de 1975, Refazenda, que também homenageia a natureza pulsante (ouça a versão gravada por Gil para o programa Acústico MTV, de 1994).
E, para envolver ainda mais seus fãs, Gil faz um desafio no TikTok: o #ReflorestaComGil. Para cada vídeo produzido com a nova música, o TikTok e o Instituto Terra plantarão uma árvore:
@gilbertogil #ReflorestaComGil O Gil chegou no Tik Tok e tem um convite pra você: a cada vídeo postado com a música REFLORESTA, uma árvore será plantada. Vamos? 🌳
♬ Refloresta – Gilberto Gil
Para facilitar o treino para o desafio, reproduzo a letra completa abaixo e, a seguir, o clipe deste belo hino à natureza. Participe!
Manter em pé o que resta não basta
Que alguém vira derrubar o que resta
O jeito é convencer quem devasta
A respeitar a floresta
Manter em pé o que resta não basta
Que a motosserra voraz faz a festa
O jeito é compreender que já basta.
E replantar a floresta.
Milhões de espécies, plantas e animais
Zumbidos, berros, latidos, tudo mais
Uivos, murmúrios, lamentos ancestrais
Por que não deixamos nosso mundo em paz?
Além do morro, o deserto se alastra
Toda terra, da serra aos confins
O toco oco, casco de Canastra
Onde enterramos saguis
REFRÃO
Manter em pé o que resta não basta
Já quase todo o verde se foi
Agora é hora de ser refloresta
Que o coração não destrói
(Respeitar a floresta
Que o coração não destrói
Replantar a floresta
Que o coração não destrói).
Foto (destaque): reprodução do clipe
Leia também:
– Sebastião Salgado recebe prêmio em Davos por sua liderança na abordagem da desigualdade e da sustentabilidade
– Funai devolve obras de Sebastião Salgado após campanha internacional lançada pelo fotógrafo em defesa dos povos indígenas
– Sebastião Salgado se une a grandes nomes mundiais em apelo pela proteção dos indígenas brasileiros contra a Covid-19
– Nova exposição de Sebastião Salgado mostra imagens impressionantes de Serra Pelada
– Sebastião Salgado é o primeiro brasileiro na Academia de Belas Artes francesa
Belo projeto de Sebastião Salgado que Gilberto Gil soube abraçar juntamente com seus familiares. Que frutiifique!