
Criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e sua esposa, Michelle, a fundação que leva o sobrenome do casal tem como missão principal inspirar e empoderar pessoas para transformar o mundo num lugar melhor.
A ideia da Obama Foundation é envolver líderes que já provocam impacto em suas sociedades e também, capacitar novos, aqueles interessados em fazer a diferença, mas que precisam aprender as maneiras mais eficientes de agir.
Assim como em anos anteriores, a fundação acaba de abrir a seleção para as bolsas que são oferecidas anualmente. São 12 vagas para a Universidade de Columbia, em Nova York.
Os selecionados no programa participarão do Columbia World Projects, uma nova iniciativa na qual professores e pesquisadores da entidade farão parceria com governos, organizações sem fins lucrativos e intergovernamentais e empresas do setor privado para criar soluções tangíveis para questões do mundo real.
Além dos estudos em sala de aula, a Fundação Obama oferecerá um programa robusto de desenvolvimento de liderança ao longo do ano acadêmico para ajudar os bolsistas a adquirirem habilidades, redes, ferramentas e experiências para expandir o impacto de seu trabalho quando retornarem para casa.
A duração da bolsa será de um ano e o programa começará na primavera de 2020 (primeiro semestre do ano que vem). Todos os custos com passagens aéreas, estadia (em um studio mobiliado), plano de saúde médico e dentário, além de seguro de vida e uma ajuda mensal para gastos pessoais, serão pagos pela Fundação Obama.
Os interessados em participar da seleção devem ter uma experiência de 3 a 5 anos em trabalhos que tenham tido um claro impacto social, apresentar histórico acadêmico, teste de proficiência em inglês (como o TOEFL), currículo detalhado com experiências profissionais e comunitárias e três cartas de recomendação. Além disso, será preciso fazer duas redações: uma delas falando sobre o trabalho atual realizado e a outra, sobre qual o impacto que você sonha em ter no mundo e como o programa da Obama Foundation pode ajudar a realizá-lo.
As inscrições para o programa na Columbia University devem ser feitas online até o dia 13 de dezembro neste link.
Leia também:
Em nota pública, Barack Obama convoca americanos à mobilização pelo clima
Obama doa 500 milhões de dólares para fundo de mudanças climáticas
Foto: reprodução Facebook Obama Foundation