É só colocar o pé para fora de casa que milhões de americanos que vivem na costa leste do país já conseguem sentir o cheiro da fumaça. Ao olhar para o céu a névoa cinza ou alaranjada encobre o sol. E segundo especialistas, deve continuar assim pelos próximos dias. O cenário, que mais parece a imagem de um filme sobre o apocalipse, está sendo provocado pelos incêndios florestais na região da província de Quebec, no Canadá.
Na madrugada da quarta-feira, durante algumas horas, Nova York ficou com a pior qualidade de ar do planeta, superando cidades da Índia e Bangladesh, conhecidas pelos altos níveis de poluição.
Para enfrentar o ar insalubre, com partículas finas da fumaça dos incêndios, em algumas cidades dos Estados Unidos e do Canadá aulas e atividades ao ar livre foram canceladas. Autoridades recomendam que a população use máscaras de proteção para evitar inalar a poluição tóxica.
O governo de Nova York anunciou que 1 milhão de máscaras N95 estão sendo distribuídas gratuitamente.
“A melhor maneira de ficar segundo agora é permanecer num ambiente fechado”, afirmou Kathy Hochul, governadora do estado.
Os estados da Filadélfia, Pensilvânia e Maryland também enfrentam as mesmas condições.
Profissionais de saúde ressaltam que à má qualidade do ar é realmente perigosa, sobretudo quando há partículas finas originárias de incêndios ou queimadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de problemas de saúde relacionados à poluição.
Ajuda internacional para o Canadá
Há quase 400 focos ativos de fogo no Canadá e cerca de 50% deles estão fora de controle. Só em Quebec são 140 deles. Mais de 1 mil bombeiros vindos da França, Estados Unidos, Nova Zelândia e África do Sul se uniram no combate às chamas.
“Estamos vendo cada vez mais esses incêndios por causa das mudanças climáticas. Esses incêndios estão afetando rotinas diárias, vidas e meios de subsistência e nossa qualidade do ar”, disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
A fumaça alaranjada sobre o Time Square, um dos pontos turísticos mais famosos de Nova York
(Foto: Mike Groll/Gabinete do Governador Kathy Hochul/Fotos Públicas)
Leia também:
Imagens de satélite mostram fumaça de incêndios de província petroleira do Canadá chegar ao Ártico
Incêndios nos Estados Unidos podem ser a causa da morte de centenas de milhares de aves migratórias
Foto de abertura: Mike Groll/Gabinete do Governador Kathy Hochul/Fotos Públicas