Os incêndios florestais no Pantanal saíram das manchetes dos principais jornais, mas infelizmente, eles ainda não acabaram. Como já tinha se alertado antes, o pico do fogo no bioma costuma ser em outubro. Na segunda-feira (07/10), mais de mil bombeiros, com apoio de brigadistas e agentes de órgãos federais combatiam 22 focos no Mato Grosso. As áreas mais afetadas estavam localizadas nos municípios de Cáceres, Barão de Melgaço e Poconé.
Com o avanço dos incêndios, ainda sem controle, a organização Ampara Silvestre teve que iniciar uma operação de emergência para retirar os animais em tratamento de sua base, situada na Rodovia Transpantaneira.
Atualmente há cinco animais silvestres em processo de reabilitação na base, a maioria deles com queimaduras, vítimas dos incêndios: uma anta, um tamanduá-bandeira, uma onça-parda, um veado-catingueiro e uma queixada, além de 20 domésticos. Numa ação emergencial, que conta com a participação de várias instituições público e privadas, entre elas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), eles começarão a ser transportados para outros locais.
Ontem a Ampara divulgou em suas redes sociais um vídeo em que mostra a base e o céu completamente alaranjado na região – como você confere na foto de abertura -, o que evidencia a proximidade do fogo, que estava somente a 4 km de distância dali e a expectativa é que chegasse em 24 horas. Além da remoção dos animais, a ONG também precisou contratar maquinário para reforçar os aceiros na propriedade e tentar conter a possível chegada das chamas.
Contribua com o trabalho da Ampara no Pantanal
Nesse momento extremamente difícil, a Ampara Silvestre está pedindo a ajuda de todos! A base possui toda a infraestrutura necessária para receber animais resgatados, realizar tratamentos e a reabilitação, sempre com o objetivo final de devolvê-los à natureza.
“Estamos vivendo este pesadelo e precisamos de todo apoio possível. Nos ajude a salvar nossa base, que foi construída com muito custo para poder prestar socorro aos animais do Pantanal Norte”, destaca a organização.
Você pode fazer sua doação – qualquer valor é importante! – pelo PIX 12.791.298/0003-46
Nos vídeos abaixo, relatos da situação na região e o pedido de ajuda, emocionado, de Jorge Salomão Jr., veterinário da organização:
————————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Fotos de abertura: acervo Ampara Silvestre