
Nada como estar no lugar certo, na hora certa. A frase parece lugar-comum, mas a imagem acima não tem nada de comum. O flagrante espetacular feito pelo fotógrafo espanhol Rafael Fernández Caballero mostra uma baleia-de-bryde pronta para devorar um cardume de sardinhas, que se junta no formato de um coração. E com essa foto impressionante ele conquistou o primeiro lugar no concurso internacional de fotografia Ocean Photographer of the Year 2024.
A imagem foi escolhida entre 15 mil enviadas por profissionais do mundo todo. A competição é uma iniciativa da Oceanographic Magazine, que propõe uma celebração da vida marinha, mas também denuncia as ameaças diárias a que estão submetidos todos os oceanos, em qualquer canto do planeta. No total são nove categorias e os jurados são alguns dos mais renomados nomes especializados em fotografia oceânica: Paul Nicklen, Cristina Mittermeier, David Doubilet, Shawn Heinrichs, Andy Mann e Sadie Quarrier.
O registro premiado foi feito na região sul da Baja California, no México, durante a chamada corrida da sardinha mexicana. “Essa imagem captura talvez o momento mais especial – e mais louco – da minha vida”, diz Caballero. “A cena inteira era incrível, desde os dourados coloridos cercando a bola de isca até os leões-marinhos e sardinhas nadando no oceano aberto. A baleia surgiu do nada com a boca bem aberta, e a visão era nada menos que surreal. As águas do Pacífico estavam calmas naquele dia, tornando-se uma oportunidade perfeita para capturar esse momento único na vida”, ele acrescenta.
No começo do ano, o fotógrafo espanhol já tinha sido premiado com uma imagem semelhante. Ele tirou o 1o lugar na categoria ‘Comportamento’ e também levou o melhor prêmio em ‘Retratos’ em outro concurso, o Underwater Photographer of the Year 2024 (leia mais aqui).
“Há anos eu fotografo a corrida das sardinhas mexicana, sempre esperando testemunhar uma baleia se alimentando de uma bola de isca. É um dos eventos de predação mais espetaculares que você pode testemunhar, e tive a sorte dessa vez de estar lá com amigos para capturá-lo. Não se trata apenas da imagem em si, mas da experiência compartilhada e da emoção de estar no lugar certo na hora certa”, reconhece.
Abaixo confira as imagens que ficaram com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, no Ocean Photographer of the Year 2024, e as vencedoras das demais categorias você confere neste link:

em Shetland, na Escócia. Com uma envergadura das asas de quase 2 metros,
eles são uma das maiores aves marinhas em águas britânicas

————-
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Imagem de surfista em onda gigantesca é eleita grande vencedora por unanimidade no Ocean Photographer of the Year
Foto de abertura: Rafael Fernández Caballero/ divulgação Ocean Photographer of the Year
Essa foto parece muito com IA