PUBLICIDADE

Flagrante do ataque de falcão-peregrino fêmea a pelicano que ameaçou filhote vence maior concurso de fotografia de aves do mundo

O grande vencedor do Bird Photographer of the Year (BPOTY)  2023 – maior concurso de fotografia de aves do mundo – foi o americano Jack Zhi, que faturou o grande prêmio de 5 mil euros com o flagrante do ataque de um falcão peregrino fêmea a um pelicano marrom, que se aproximou demais de seu ninho, ameaçando seu filhote. Ele a batizou de Agarre o Touro pelos chifres’.

“Durante a época de reprodução, uma fêmea de falcão peregrino (Falco peregrinus) protege ferozmente seus filhotes, atacando qualquer coisa que se aproxime do ninho”, explica Zhi. 

“Por quatro anos, tentei capturar esses raros momentos em que ela atacava grandes pelicanos marrons (Pelecanus occidentalis) com incrível velocidade e agilidade. A perseguição em alta velocidade foi um desafio para a captura de um close-up com lentes longas. A precisão do falcão foi incrível ao atingir a cabeça do pelicano”, detalha o vencedor.

“Adoro os olhos do pelicano nesta imagem – surpreso e assustado. A ação foi rápida e acabou num piscar de olhos, mas vou me lembrar desse momento para sempre”, completou.

PUBLICIDADE

A imagem, realizada no sul da Califórnia, concorreu com mais de 20 mil inscritas e ainda conquistou o Prêmio Ouro de Comportamento de Aves, umas das oito categorias para adultos: Melhor Retrato, Aves no Meio Ambiente, Aves em Voo, Aves Urbanas, Conservação (imagem única), Preto e Branco e Pássaro Comédia. 

O concurso ainda entregou três prêmios especiais – Conservação, Portfólio e Vídeo – e um prêmio para Jovem Fotógrafo, entre 15 e 17 anos.

Para Will Nicholls, diretor do Bird Photographer of the Year, “cada imagem não é apenas um testemunho do imenso talento dos nossos fotógrafos, mas um lembrete comovente da beleza deslumbrante dos pássaros”. E ele acrescenta:

“O surpreendente calibre das fotografias vencedoras sublinha uma mensagem vital: vamos defender a causa da conservação para que as gerações futuras possam maravilhar-se com as inspirações da vida real por trás destas imagens extraordinárias”.

Todas as imagens premiadas foram publicadas em livro de capa dura, que também está disponível online no site do concurso, com prefácio do cinegrafista e apresentador da vida selvagem Gordon Buchanan.

Além de celebrar a beleza e a diversidade das aves em todo o mundo, o concurso, que tem a conservação em seu cerne, doou 5 mil euros para a Birds on the Brink, instituição do Reino Unido, parceira do concurso, que financia projetos populares de conservação de aves em todo o mundo.

Agora, vamos às imagens premiadas:

Melhor Retrato

Raro sanhaço verde brilhante (Chlorochrysa phoenicotis) em meio a uma folhagem que o emoldura, de Nicolas Reusens, Espanha

Ave em Voo

‘Espada Voadora’, de Rafael Armada, Espanha (ouro)

Ave de Comédia 

‘Sem Saída’, de Antonio Aguti, Itália (ouro)
‘Mais peixe, por favor!’, de Levi Fitze, Suiça (prata)

Aves Urbanas

‘Momento de Prece’, de Arto Leppänen, Finlândia (ouro)

Aves no Meio Ambiente

‘Paraíso dos Girassóis’, de Mateusz Piesiak, Reino Unido (ouro)

Preto e Branco

‘Gota fascinante’, de Jason Moore, Austrália (ouro)

Comportamento das Aves

‘Agarre o touro pelos chifres’, de Jack Zhi (ouro)
‘Mergulho de pesca com pés azuis’, de Henley Spires (prata)

Conservação (imagem única)

‘Não faça guerra!”, de Ewan Heath-Flynn, Reino Unido (ouro)
‘Olho no Olho’, de Michael Eastwell, Reino Unido (prata): Veterinário avalia coruja da espécie Ninox boobook, a menor coruja australiana, no Hospital de Vida Selvagem Bonorong.

Young Bird Photographer of the Year

‘Hora azul e lua vermelha’: A silhueta de um melro euro-asiático (Turdus merula) no galho de uma árvore, com a lua cheia de fundo, de Anton Trexler, de 17 anos, Alemanha (ouro). Ele ganhou 200 euros em vouchers para comprar equipamentos fotográficos  

Fotos: Bird Photographer of the Year/divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor