PUBLICIDADE

Filhotes de golfinho aparecem mortos em praias de Florianópolis, suspeita é que foram sufocados por redes de pesca

Filhotes de golfinho aparecem mortos em praias de Florianópolis, suspeita é que foram sufocados por redes de pesca

Dois filhotes de toninhas (Pontoporia blainvillei), espécie pequena de golfinho, ameaçada de extinção, foram encontrados sem vida ontem (11/10), na Praia da Joaquina, em Florianópolis, capital catarinense. Os animais tinham 78 e 85 centímetros de comprimento. Um indivíduo adulto pode atingir até 1,70 metro.

Os animais foram recolhidos pela equipe de monitoramento da Associação R3 Animal*. e levados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM) da organização.

A necropsia realizada nos filhotes apontou para possível causa da morte asfixia/afogamento. Ambas as toninhas tinham marcas no rostro, provavelmente causada pela captura incidental, a chamada bycatch. Mesmo não sendo alvo de pesca, os animais acabam presos acidentalmente.

PUBLICIDADE

“Ficamos chocados. Mesmo acostumados à essas situações. As duas toninhas eram filhotes e ainda tinham leite no estômago”, lamentou a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal.

Filhotes de golfinho aparecem mortos em praias de Florianópolis, suspeita é que foram sufocados por redes de pesca

O focinho apresenta marcas que sugerem que o
animal ficou preso em uma rede

De acordo com a especialista, as capturas incidentais são as principais causas de morte da espécie. A mortalidade em redes de pesca costeiras , principalmente de emalhe, é registrada há mais de meio século, no Brasil, Uruguai e Argentina.

O emalhe consiste em um aparelho de pesca que funciona de forma passiva, pois a captura ocorre pela retenção dos peixes na malha da rede, também denominada de “rede de espera”. Ela é de forma retangular e os pescadores a estende no mar nos pontos de passagem de cardumes.

Filhotes de golfinho aparecem mortos em praias de Florianópolis, suspeita é que foram sufocados por redes de pesca

Existem três tipos de rede de emalhar: de superfície, onde a rede não é fundeada e fica à deriva da embarcação, de meia-água e de fundo, onde a rede fica fundeada é sinalizada por bóias durante a operação de pesca”, esclarece.

Espécie em risco de extinção

A toninha habita águas costeiras, em profundidades de até 30 metros. Vive em pequenos grupos de dois a cinco indivíduos. Esses cetáceos se alimentam de peixes, cefalópodes e crustáceos.

Els podem ser facilmente identificados pelo pequeno porte e o “focinho”, acentuadamente longo e fino, com mais de 200 dentes. Os olhos e a nadadeira dorsal são pequenos, e esta última, é retangular. O corpo tem coloração que pode variar entre tons de marrom, cinza e amarelo.

Justamente por viver perto da costa, esta espécie de golfinho fica mais ameaçada às atividades do homem, como a pesca.

Segundo a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que avalia as condições de sobrevivência de centenas de animais e plantas no planeta, a toninha é classificada como vulnerável e na Lista Nacional de Fauna Ameaçada, como criticamente em perigo.

*Fonte e reprodução de partes de textos do site do Instituto Biopesca

———————————————————————————————————-

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

————————————————————————————————————

*O trabalho de reabilitação de animais marinhos que a R3 Animal realiza em Florianópolis faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma condicionante do licenciamento ambiental para a exploração do pré-Sal conduzido pelo Ibama. O PMP-BS vai de Laguna SC até Saquarema RJ e é executado por 15 instituições diferentes.

Leia também:
Golfinho encontrado morto no litoral de SP tinha lacre plástico no focinho
Redes iluminadas podem impedir morte de tartarugas presas acidentalmente por pescadores
Centenas de tartarugas marinhas morrem presas em rede de pesca ilegal no México

Fotos: divulgação R3 Animal

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE