
A ararinha-de-testa-vermelha (Ara rubrogenys) é considerada uma das aves mais ameaçadas do mundo. Encontrada apenas numa pequena área montanhosa do centro-sul da Bolívia, estima-se que restem somente entre 600 e 800 dessas belíssimas araras em seu habitat natural. Desde 2021, elas são classificadas como ‘criticamente em risco de extinção’ pela Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), ou seja, um estágio antes de desaparecer por completo na natureza.
É por isso que no mundo todo há esforços para garantir sua reprodução em cativeiro e assim, a sobrevivência da espécie. Em julho deste ano, por exemplo, contamos nesta outra reportagem, como um casal de ararinhas-de-testa-vermelha foi enviado a um zoológico da Inglaterra.
O propósito é sempre o nascimento de novos filhotes. E foi exatamente isso o que aconteceu aqui no Brasil, no Zoológico de Brasília, que deu as boas-vindas, em setembro, a duas ararinhas-de-testa-vermelha e anunciou há poucos dias a notícia, agora que elas já estão com cerca de dois meses.

Foto: Caio Cavalcante
Os filhotes são do casal Dalila e Salvador e nasceram após uma incubação artificial, ou seja, após a postura dos ovos, eles foram retirados do ninho e incubados artificialmente, para que pudessem ser monitorados o tempo inteiro e assim fosse garantido um nascimento bem-sucedido.
“O nascimento dessas ararinhas representa muito mais do que o crescimento da família do zoológico — é um importante passo para a conservação dessa espécie e um lembrete da importância de preservar a vida selvagem. Que esses filhotes possam inspirar a todos a proteger o que temos de mais precioso!”, celebrou a equipe do Zoológico de Brasília em suas redes sociais.

aves mais ameaçadas do mundo
Foto: Caio Cavalcante
Medindo entre 55 e 60 cm de comprimento, a ararinha-de-testa-vermelha, como seu nome popular já revela, tem entre suas principais características a testa marcada por penas vermelhas brilhantes.
—————————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Caio Cavalcante