Se você curte temas socioambientais e os retrata em documentários, vídeos de ficção ou animações, não pode deixar de participar do 3º. Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANETA. Doc! Este ano, seus organizadores querem promover reflexões sobre a sociedade contemporânea e seus desafios para alcançar a sustentabilidade em ciência, tecnologia, natureza, sociedade e governança, a partir da exibição de 100 novos filmes.
As inscrições são gratuitas, vão até 25 de setembro e podem ser realizadas no site do Festival, onde estão o regulamento e todas as informações sobre como participar. Importante: não há limite de inscrições para cada diretor ou documentarista. E as novidades sobre o evento também são divulgadas em sua página no Facebook.
Os filmes vencedores não ficarão restritos ao Festival. Também serão exibidos em sessões itinerantes pelo país nos meses seguintes ao evento e ficarão disponíveis na Plataforma Planeta na Escola, que promove o audiovisual socioambiental como ferramenta de ensino.
Mostras e parcerias
Realizado de 21 de outubro a 13 de novembro em Florianópolis, o encontro terá mostras competitivas e não competitivas.
Na primeira categoria estão as mostras Planeta.Doc Nacional e Planeta.Doc Internacional, voltadas para filmes de curtas, médias e longas-metragens, além de séries de TV.
Na segunda, as mostras destacam acervos de parceiros como a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français e também obras de diretores com trajetórias marcantes no cinema internacional relacionadas aos temas do Festival.
Também fazem parte desta categoria as mostras Planeta.doc Lixo Zero e Cidades Humanas. A primeira, que vai de 21 a 30/10, integra a iniciativa Semana Lixo Zero (que acontecerá em oito cidades brasileiras) e apresentará dez filmes sobre gestão de resíduos sólidos. A segunda mostra não competitiva exibirá filmes que apresentam soluções sustentáveis para a vida urbana.
A programação do Festival também inclui conferências que reunirão cientistas e especialistas para debates sobre temas socioambientais, de 3 a 4 de novembro, em Florianópolis.
Imagem: Divulgação