Que desafio mais lindo! Convocada pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed, a população da Etiópia atendeu o chamado e ontem (29/07) arregaçou as mangas para quebrar um recorde mundial: o plantio de árvores. Mais exatamente, 353 milhões e 633 mil mudas!
Este foi o número divulgado pelos organizadores da campanha Green Legacy (Legado Verde, na tradução para o português).
O objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre a assustadora degradação ambiental do país e a importância de preservar e restaurar sua vegetação. Atualmente somente 4% da terra na Etiópia possui florestas. No final do século 19, esta porcentagem era de 30%.
A campanha ressalta ainda que o plantio de árvores traz outros inúmeros benefícios, como a melhoria da saúde das pessoas, o desenvolvimento econômico, a melhora da qualidade da água, a conservação da biodiversidade e da vida selvagem, além da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a redução dos gases de efeito estufa, já que árvores tiram da atmosfera o dióxido de carbono (CO2), gás apontado como sendo o principal responsável pelo aquecimento global.
A metal inicial do plantio para a última segunda-feira era de 200 milhões de árvores. Mas o número foi superado. E muito. O mais incrível é as mudas foram plantas em apenas 12 horas.
Mapa com o número de mudas plantada em cada região da Etiópia
Em 2017, os indianos aceitaram um desafio semelhante. E conseguiram atingir a marca de 66 bilhões de árvores no mesmo tempo – 12 horas -, com a ajuda de 1,5 milhão de voluntários.
Mas o governo da Etiópia tem um plano ainda mais ambicioso. Sonha com o plantio de 4 bilhões de árvores durante a estação de chuvas do país, que começou em maio e vai até outubro.
Árvores para salvar o planeta
Recentemente, em carta pública a líderes mundiais, ativistas, cientistas e celebridades defenderam que restaurar florestas e ecossistemas pode ser a solução natural para combater as mudanças climáticas.
Especialistas alegam que ao “recupear e restabelecer florestas, mangues, restingas e outros ecossistemas essenciais, grandes quantidades de carbono podem ser removidas do ar e armazenadas. Ao mesmo tempo, a proteção e a restauração desses ecossistemas podem ajudar a minimizar a sexta grande extinção e aumentar a resiliência das populações locais contra o desastre climático. Defender o mundo vivo e defender o clima são, em muitos casos, o mesmo. Este potencial até agora tem sido largamente negligenciado”.
Muitos países, assim como a Etiópia, têm promovido mutirões de plantio de árvores. Confira abaixo, algumas dessas iniciativas, que devem servir de exemplo para outras nações, inclusive, o Brasil, onde a maioria de nossas cidades foi transformada em “selvas de concreto”.
Leia também:
Um milhão de árvores: presente ao planeta dos seguidores da religião indiana Sikh
Moradores de Londres vão plantar 80 mil árvores em apenas dois dias
Nova lei obriga estudantes das Filipinas a plantarem ao menos dez árvores para poderem se formar
Paquistão planta 1 billhão de árvores para combater mudanças climáticas
China usa 60 mil soldados para fazer plantio de árvores
O planeta está mais verde graças à Índia e à China
Plantar árvores salva milhões de vidas nas grandes cidades
México planta 18 milhões de árvores para combater a poluição
Projeto Pomar Urbano plantará 30 mil mudas de árvores nas margens do Rio Pinheiros, em São Paulo
Imagens: divulgação governo da Etiópia/Green Legacy