PUBLICIDADE

Um milhão de árvores: presente ao planeta dos seguidores da religião indiana Sikh

Nanak nasceu no norte da Índia e viveu entre 1469 e 1538. Considerado um Guru pelo seu povo, ele afirmava existir um ser supremo e que todas as religiões utilizavam nomes diferentes para essa mesma divindade, a qual ele chamou de Sat Nam (“Nome Verdadeiro”).

Muitos dizem que o Sikhismo, nome da religião que deriva do termo em sânscrito “sisya”, que significa discípulo, é uma fusão entre o islamismo e o hinduísmo.

Conhecidos por, entre outras coisas, sempre vestirem turbantes, os sikhs são defensores da tolerância e da igualdade e acreditam que somente através de nossos próprios esforços somos capazes de nos libertar – essa libertação se daria através da união com Deus.

PUBLICIDADE

Essa religião com dogmas tão lindos está celebrando os 550 anos do nascimento de seu Guru Nanak através de uma iniciativa: plantar um milhão de árvores no planeta. O desafio foi dividido no plantio de 550 mudas em 1.820 localidades do mundo. Segundo os sikhs, é um presente para o planeta!

Um dos plantios já realizado: no total, serão 1 milhão de mudas

No meio de março, os seguidores inauguraram a primeira “Floresta Sagrada” para o seu líder, no município indiano de Bathinda. Lá foram plantadas 350 mudas de árvores.

Plantio da floresta sagrada

O desafio é organizado pela EcoSikh, entidade sem fins lucrativos, criada para ajudar no combate às mudanças climáticas. Entre os principais objetivos da iniciativa estão a reconexão das pessoas com a natureza e o estímulo à restauração florestal.

De acordo com os sikhs, o Guru Nanak amava a natureza e acreditava que ela era uma manifestação de Deus. Para ele, havia muitas lições que deveríamos aprender com o mundo natural.

“O ar é o professor, a água é o pai e a terra é a mãe”, diz uma das orações diárias da religião.

*Com informações do site InfoEscola e do jornal The Guardian

Fotos: divulgação EcoSikh

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

Religiões conectadas realmente com Deus, não apenas rezam ou recitam mantras, mas trabalham para melhorar as condições de vida no Planeta que Ele criou para que todos o habitem sem destruí-lo ou envenená-lo.Ajoelhar-se, humildemente, na terra para reverdecer a Terra, é alcançar o Céu onde Ele está.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE