
O sul e o sudeste da Ásia são as principais áreas afetadas pelas enchentes comuns entre junho e setembro, na chamada estação de monsoon, ou monções, em português. E nas últimas semanas, o norte da Tailândia foi severamente impactado pelas chuvas, intensificadas pela chegada do tufão Yagi na região. Um dos locais inundado pela água foi o Elephant Nature Park, um santuário de elefantes, localizado em Chiang Mai.
Quando as águas começaram a subir iniciaram-se os esforços para salvar mais de 100 elefantes. Usando botes e demarcando o caminho com cordas, equipes de resgate guiaram os animais para lugares mais seguros. Infelizmente, duas elefantas, Faa Sai e Ploy Thon, acabaram morrendo afogadas.
Faa Sai foi resgatada em 2007 e como tinha um comportamento mais agressivo, pois ficou traumatizada por ter sido explorada cruelmente durante anos, não seguiu os demais elefantes. Ao chegar muito perto do rio, ela foi carregada pela correnteza. Já Ploy Thon era cega e teve dificuldade em acompanhar o grupo resgatado.

Foto: reprodução Facebook Darrick Thomson
A imagem de Saengduean Lek Chailert chorando ao lado do corpo de umas das elefantas é comovente (veja vídeo ao final dessa reportagem). A tailandesa é a fundadora do santuário. Ela é apaixonada por esses animais desde criança. Em 1990 começou a resgatar e cuidar de elefantes e, em 2003, inaugurou o Elephant Nature Park. Por seu trabalho, ela já recebeu diversos reconhecimentos internacionais, entre eles, esteve entre as seis mulheres agraciadas com o título de Women Heroes of Global Conservation, em 2010, o Legion d’Honneur, em 2022, e esteve entre os chamados Heroes of Asia da revista Time.
Em suas redes sociais, Darrick Thomson, marido de Lek e cofundador do santuário, junto com ela, assim como a Save Elephant Foundation, se despediu carinhosamente das duas elefantas.
“Faa Sai e Ploy Thong, essa perda é imensurável. Meu coração está despedaçado. Faa Sai, você me inspirou com sua vida robusta e espirituosa – você foi um espírito guerreiro brincalhão até o fim, e você me apresentou a Lek ♥️🙏♥️. Ploy Thong, você foi uma dos minhas amigas mais próximas e confiáveis nesta vida. Lamento a perda de seus profundos estrondos em meu nome. Sinto sua falta!”, escreveu ele em seu perfil no Facebook.
Thomson aproveitou ainda a tragédia para ressaltar a necessidade de dar um basta na exploração desses animais. “Sou compelido a transformar essa dor em defesa implacável do meio ambiente e da transformação das vidas dos elefantes trabalhadores, até que o respeito seja patente nesta lamentável indústria de avareza e abuso. Eles moldaram meu mundo; seu espírito é minha luz guia para lutar pelo que antes os mantinha seguros. Seu legado de amor e resiliência é o coração que me impulsiona para frente, sempre.”
As monções ocorrem na época em que ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a temporada de chuva e a de seca, atingem grandes áreas costeiras tropicais e subtropicais, trazendo fortes tempestades.
Em 2017, milhares de pessoas morreram por causa das enchentes provocadas pelas monções na Índia, Nepal e Bangladesh e milhões ficaram desabrigadas.
—————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: reprodução Facebook Elephant Nature Park