Dia da Sobrecarga da Terra: recursos naturais do planeta para 2018 se esgotam neste 1º de agosto!


Dia da Sobrecarga da Terra: recursos naturais do planeta para 2018 se esgotam neste 1º de agosto!

Imagine que você fez todas as compras de mercado para o ano e agora, neste 1o de agosto, tudo já tivesse acabado. A analogia é para explicar o que está acontecendo com os recursos naturais da Terra. Já usamos nestes últimos sete meses de 2018  – e com cinco ainda faltando para terminar o ano -, toda a água, energia, minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e ser utilizado no período de 365 dias. Ou seja, este ano, estouramos nosso orçamento de recursos naturais disponível e agora estamos no vermelho!

Em nosso ritmo atual de consumo e estilo de vida, precisaríamos ter 1,7 planeta para atender às nossas necessidades. É o isso o que revela o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês), calculado desde 1969 pela organização internacional sem fins lucrativos Global Footprint Network (GFN).

Foram analisadas também as pegadas de carbono de países separadamente. Nesta conta entram “gastos ecológicos” como desmatamento, sobrepesca, escassez de água doce, poluição, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera.

No caso do Brasil, mais especificamente, como você confere na ilustração abaixo, já estouramos nosso limite ainda antes: no dia 19 de julho!

Nestes quase 50 anos de cálculos, 2018 é o ano em que o Dia da Sobrecarga da Terra chega mais cedo. Em 2017, a data foi em 2 de agosto, em 2016, dia 8. No ano anterior, 13, em 2014, 19 e em 2013, 20.

Um dado assustador é comparar quando o Dia da Sobrecarga da Terra caiu em décadas passadas. Em 1971, foi no dia 21 de dezembro. Desde então, todos os anos, ele chega antes. Ou seja, a cada ano que passa, todos nós – os seres humanos – estamos explorando os recursos naturais do planeta com mais voracidade e sem dar tempo para a Terra recompô-los.

“O Dia da Sobrecarga da Terra pode não apresentar diferenças em relação a ontem – você ainda tem a mesma comida em sua geladeira”, diz Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica. “Mas, os incêndios estão ocorrendo no oeste dos Estados Unidos. Do outro lado do mundo, os moradores da Cidade do Cabo tiveram que reduzir pela metade o consumo de água desde 2015. Essas são consequências de estourar o orçamento ecológico do nosso único planeta”.

Os valores utilizados para calcular o Dia da Sobrecarga da Terra são obtidos a partir da comparação do consumo total da humanidade por ano (pegada ecológica) com a capacidade do planeta em regenerar os recursos naturais renováveis por ano (biocapacidade). Para este cálculo, são usadas estatísticas das Nações Unidas.

Para marcar a data, a Global Footprint Network, junto a parceiros, como o WWF Internacional, marcarão o Dia da Sobrecarga da Terra com diversas atividades em todo o mundo, incluindo no Brasil.

No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã fará uma exibição especial de “Sob a Pata do Boi“, um documentário sobre a invasão de gado na Amazônia, mas que já está com as vagas esgotadas.

Imagens: JD Hancock/Creative Commons/Flickr e divulgação Global Network Footprint

3 comentários em “Dia da Sobrecarga da Terra: recursos naturais do planeta para 2018 se esgotam neste 1º de agosto!

  • 1 de agosto de 2018 em 9:36 AM
    Permalink

    Nesse caso é fácil encontrar os responsáveis pelo crime contra a Natureza e contra a Vida, já que terráqueos que, há séculos não fizeram o seu dever de casa, não irão fazer agora, a começar pelos dirigentes que ao invés de dar o exemplo do ecologicamente correto e politicamente irrepreensível, estão preocupados em se defender das acusações justas ou injustas que lhes endereçam os opositores, nem aí motivados para atitudes de mobilização pública para a reconstrução da Casa Planetária em ruínas, neste “salve-se quem puder” do momento atual em que mesmo os mais otimistas estão jogando a toalha porque já passou da conta e super heróis debandaram para outros planetas, faz tempo, sobrecarregados com o lixo da Terra que eles não conseguiram deletar com seus super poderes.

    Resposta
  • 1 de agosto de 2018 em 5:08 PM
    Permalink

    São Miguel á frente atrás a direita á esquerda em cima embaixo proteja o planeta Terra ?

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.