O mercado mundial da moda movimenta, por ano, cerca de 2,4 trilhões de dólares. Se o valor gerado por esta indústria fosse comparado a PIB – produto interno bruto – de um país, ela seria a 7ª maior economia do planeta.
Infelizmente, os números grandiosos de faturamento do setor são repetidos pelo seu desperdício. Estima-se que, a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros sanitários.
Para incentivar o desenvolvimento de projetos que proponham soluções inovadoras e sustentáveis para o varejo de moda, dentro do conceito de economia circular, foi lançado o Concurso Reinvente.
A iniciativa foi pensada para estimular aquelas pessoas que se identificam com moda, arte e sustentabilidade. Podem participar estudantes, profissionais e demais pessoas de qualquer área de atuação, desde que morem no Brasil e tenham interesse e/ou experiência no tema.
O concurso é dividido em quatro categorias: matéria-prima, produção, varejo e pós-consumo.
Os interessados em participar tem até 15/06 para inscrever seus projetos na página do concurso. Eles devem apresentar uma ideia inovadora para pelo menos uma das categorias acima, atendendo às premissas da economia circular, baseada na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Cada concorrente poderá inscrever até dois trabalhos por categoria.
Promovido pela Quattro Projetos, com patrocínio das Lojas Renner, o Reinvente premiará o grande vencedor de cada categoria com 25 mil reais. Além disso, os ganhadores, assim como os 2º e 3º, terão seus trabalhos divulgados em um livro sobre Arte, Moda e Sustentabilidade.
A ideia é que os projetos proponham melhorias nos processos da cadeia de moda e incentivem o uso de materiais menos impactantes ao meio ambiente. De quebra, estarão ajudando a difundir o conceito de economia circular, tão importante para o futuro do mundo em que vivemos.
Outras informações e o regulamento completo do Concurso Reinvente aqui.
Leia também:
Inspirada no grafismo indígena, artesã paulista mostra na prática o que é economia circular
Couro?! Não! Folhas
A moda brasileira feita com lonas de barcos e redes de pesca retiradas do fundo do mar
Indústria da moda desperdiça um caminhão de tecidos por segundo
Abacaxi se transforma em couro sustentável para roupas, calçados e móveis
Couro de pirarucu é para vestir, calçar ou usar a tiracolo e não para jogar fora
Tecido biodegradável pode virar adubo para a horta… e menu gourmet!
Imagem: divulgação Concurso Reinvente