
27 de abril é o Dia Mundial da Anta. Ele foi instituído em 2008 pelo australiano Anthony Long, grande entusiasta das antas, para celebrar as quatro espécies existentes no mundo e ressaltar sua importância para a preservação.
A anta desempenha papel essencial na formação e na manutenção da biodiversidadeao dispersar sementes dos frutos que consome por meio das fezes, auxiliando na germinação das plantas.
Apesar de comprovadamente muito inteligente, no Brasil a espécie é associada à falta de inteligência e seu nome utilizado como termo pejorativo e xingamento.
Foi daí que surgiu a campanha digital Anta é Elogio, lançada pela INCAB – Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (projeto do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas), em abril de 2019 para celebrar o Dia da Anta e tornar a espécie mais conhecida do público, para que se orgulhe dela e pare de usar seu nome em vão, desvalorizando-a.

Foto: divulgação
Desde então, aos poucos, mais e mais pessoas compreendem a injustiça com a anta. Algumas até se tornam disseminadoras de suas qualidades.
“O Dia Mundial da Anta nos oferece uma oportunidade incrível para divulgar a causa da conservação dessa espécie com a qual temos trabalhado na INCAB por quase três décadas”, ressalta Patrícia Médici, coordenadora da INCAB-IPÊ e uma das maiores especialistas em anta do mundo. E ela acrescenta:
“A comunicação tem sido parte fundamental de nosso trabalho de conservação da anta. Disseminar nossos achados científicos, particularmente no que diz respeito ao papel ecológico que a espécie tem na manutenção de nossas florestas e de nossa biodiversidade, é de suma importância. As pessoas precisam conhecer a anta, os desafios que ela enfrenta na natureza, o que vem sendo feito para garantir que ela sobreviva e o que a sua extinção significaria para todos nos”.

Foto: Lucas Ninno / INCAB/IPÊ
Sorteio antalógico: veja como participar
Este ano, a INCAB/IPÊ celebra esta data especial de um jeito diferente: com um sorteio de uma obra de arte, a tela Peixes Tropicais (veja no final deste post), pintada por Ulan (foto abaixo), uma anta asiática ou anta malaia, de 13 anos, que vive no Zoológico Woodland Park, em Washington, nos Estados Unidos.

Foto: INCAB/IPÊ / divulgação
A pintura foi executada por ela como parte das atividades de enriquecimento ambientaloferecidas a esses animais no zoo.
Contamos sobre essa atividade e a exposição que as revelou – Antas Pintoras 2024 – realizada em São Paulo em dezembro de 2024, onde a maior parte das 38 telas expostas foi vendida. Peixes Tropicais foi reservada para o Dia da Anta.
Para participar do sorteio, você precisa seguir a página da INCAB/IPÊ no Instagram, morar no Brasil, marcar ao menos um amigo nos comentários do post sobre o sorteio (este; veja também no final deste texto) e “manter os dedos cruzados para que seu nome seja sorteado”, aconselha a iniciativa. Boa sorte!
Revisão do status da espécie
Este ano, o maior mamífero terrestre da América do Sul está entre as espécies brasileiras que serão reavaliadas por pesquisadores e especialistas para a atualização da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Apesar de estar presente em cinco biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal – cada uma dessas regiões apresenta diferentes combos de ameaças, que colocam a anta em risco de extinção, este animal de extrema importância para a formação e manutenção das florestas, dos serviços ambientais e da biodiversidade.
A seguir, se delicie com imagens do arquivo do INCAB/IPÊ e, depois, veja a tela que está sendo sorteada:





Foto: Victor Sanches / INCAB/IPÊ

Foto: Arquivo / INCAB/IPÊ

Foto: Arquivo / INCAB/IPÊ
____
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Leia também:
– Pesquisadoras encontram antas em regiões da Caatinga onde a espécie era considerada extinta
– Anta amada por moradores de Campo Grande, morre atropelada na BR-163
– ‘Antas Pintoras’: exposição reúne telas pintadas por sete antas artistas
– Pesquisadoras encontram vestígios e avistam anta na Caatinga: espécie não está extinta no bioma!
– Mural de lambe-lambe homenageia a anta brasileira em Campo Grande, no MS, cidade onde a espécie faz parte da rotina
– Pesquisadora brasileira especialista em antas, Patrícia Medici recebe o prêmio ‘Women of Discovery 2024′
– Nasce sétimo filhote de anta em reserva do Rio onde espécie ficou extinta por mais de um século
– Anta é elogio! Campanha valoriza a espécie pra que a gente se orgulhe dela e a proteja
Foto (destaque): Byron Jorjorian / INCAB/IPÊ