
As crianças que se deleitarem com o primeiro livro da coleção Itamar para Crianças – Homem-Bicho, Bicho-Homem -, lançado hoje, certamente nunca ouviram falar de seu autor: o compositor, músico, cantor e instrumentista Itamar Assumpção.
É bem possível que seus pais saibam quem foi este cara genial, muito à frente de seu tempo, que explorou diferentes linguagens artísticas. Ou talvez seus avós tenham sido seus fãs.
Faz 18 anos que Itamar se foi, aos 53, e sua obra segue pulsante e ganha, a cada dia, maior reconhecimento e notoriedade.
Certamente, não será diferente com esta incursão póstuma no universo infantil, que revela sua paixão pela natureza e pelos bichos.
(veja, no final deste post, informações sobre a festa de lançamento online, hoje, 15/3, e a participação na Fliminha, em 17 de março)

Os textos inéditos – escritos na virada dos anos 90 – foram encontrados pela cantora e compositora Anelis Assumpção, filha do músico, nos cadernos em que ele anotava tudo.

agora, começam as virar livros com a Coleção Itamar para Crianças / Foto: Roncca
A edição – que rendeu quatro volumes – coube à poeta Alice Ruiz S e à Isabel Malzoni, diretora da Editora Caixote.
“Uma coisa é você mexer no texto de uma pessoa que está viva e fazer uma proposta para ela. No caso do Itamar – e ainda com a relação de admiração que eu tenho por ele -, pensei que ficaria muito difícil”, contou Isabel durante live realizada pelo Clube Quindim de leitura, na semana passada (indico o link no final deste post).
“Anelis e eu pensamos logo na Alice porque ela trabalhou com o Itamar muitos anos, foram parceiros em muitas letras e muitos trabalhos, e também muito amigos”.

Fotos: Estrela Ruiz Leminski e Divulgação/Editora Caixote
Os originais de Itamar eram extensos, como não é comum em literatura infantil. Então, quem melhor poderia traduzi-los do que sua amiga e parceira, que ainda é expert em poesia no estilo haikai?
Com mais um detalhe: um ano antes de morrer, Itamar mostrou à Alice a sua primeira história infantil – sobre formigas – pra saber sua opinião. Então, imagine a emoção, em 2020, quando recebeu o convite para participar do livro!
Na live do clube de leitura, ela contou que o texto era enorme e que o músico pediu pra ela mexer e deixar “do jeito que criança gosta”. Alice editou o texto (mantendo cerca de 10% do original) e devolveu-lhe a história, sugerindo um outro título.
A princípio, Itamar se “assustou” com a redução do seu texto original, trocaram algumas ideias, falaram de outros trechos, mas o assunto se perdeu porque o câncer já o consumia. Não deu tempo.
Agora, o sonho de Itamar de falar com as crianças sobre o que realmente importa – bichos e natureza – está sendo realizado por sua filha.
Quintal da infância e da imaginação

A coleção Itamar para Crianças será lançada ao longo de 2021 e 2022 e é marcada pelo protagonismo dos animais – e a valorização da natureza -, pelo ritmo sempre presente e as imagens poéticas e inusitadas.
O primeiro livro é Bicho-Homem, Homem-Bicho; o segundo, A Formiga é Formidável, que certamente sairá ainda este ano e será o maior. Para o próximo: uma história de Jabuti e outra de Borboletas.
Alguns desses bichos habitavam o quintal da infância do músico, na cidade paulista de Tietê, como também o quintal da casa no bairro da Penha, em São Paulo, no qual se divertiram suas filhas: “o quintal era o lugar mais importante da casa”, recorda Anelis.
Ou, ainda, moravam no quintal de sua mente inquieta.
‘Chamado da ancestralidade’

Para traduzir os bichos de Itamar de um jeito divertido e ousado como ele, Isabel convidou o artista goiano Dalton Paula, que também é educador
Ele já expôs em bienais e museus como MASP, Tomie Ohtake e MoMa (Nova York) e é reconhecido pela busca de uma linguagem afirmativa para resgatar os saberes da população negra.
Dalton é fã de Itamar e conta que, ao receber o convite de Isabel para realizar esse trabalho tão especial, sentiu “o chamado da ancestralidade”.

Mais um poeta
Pra finalizar esta obra sensível, que traz – numa roupagem poética e onírica – uma mensagem importante para este momento do planeta e da humanidade, Isabel convidou o cantor e compositor Chico César para assinar a contra-capa do livro.
Em forma de poesia, ele fala da pegada lúdica, ecológica e transcendental de Itamar, que fala de bichos e de meio ambiente em suas histórias:
“Puxando o fio da meada que nos liga à natureza/ à nossa natureza/ a natureza dos bichos/ a natureza das pessoas/ e à natureza dele…”.
A natureza de Itamar
Ele era um dos ícones da chamada Vanguarda Paulista. Fez parcerias célebres com poetas como os amigos Alice Ruiz e Paulo Leminski, músicos e cantores como Luiz Tatit, Alzira E, Naná Vasconcelos e Chico César.
Foi imortalizado pelas canções Fico Louco, Sutil, Milágrimas (a letra de Alice Ruiz S virou livro ilustrado pela Caixote, em 2020), Dor Elegante, Isso Não Vai Ficar Assim e Já deu pra Sentir, interpretadas por Zélia Duncan, Ná Ozzetti, Cássia Eller e Ney Matogrosso, entre outros.
E eu acrescento a esse repertório precioso uma das músicas de Itamar que eu mais amo: Tua Boca, de 1993.
Para conhecer um pouco da personalidade irreverente e de sua obra potente e visionária, vale assistir aos documentários Daquele Instante em Diante, de Rogério Velloso, e Reverberações – Itamar Assumpção, de Pedro Colombo e Claudia Pucci.
Festas de lançamento

(online) do primeiro livro da coleção Itamar para Crianças. A jornalista Patrícia Palumbo
vai acompanha-los em 15 de março pelo site do Museu Itamar Assumpção
A festa e lançamento da coleção Itamar para Crianças, com o primeiro livro Bicho-Homem, Homem-Bicho, acontece hoje, 15/3, às 20h, durante live organizada pelo Museu Virtual Itamar Assumpção – MU.Ita.
Participarão a cantora e compositora Anelis Assumpção, filha de Itamar, o artista Dalton Paula, ilustrador da coleção, e a poeta Alice Ruiz S, responsável pela edição da obra, junto com Isabel Malzoni, diretora da Editora Caixote.
A mediação será feita pela jornalista Patrícia Palumbo, e a festa ainda terá convidadas especiais como Tata Fernandes, Claudia Missura, Alzira E.
Em 17/3, às 14h, outra live fará parte do lançamento da coleção, desta vez no site da Fliminha – Festa Literária da Mantiqueira, também com Anelis, Dalton e Alice.
Agora, assista à live com o Clube Quindim de leitura, realizado em 9 de março, com Izabel Malzoni, Alice Ruiz S e Dalton Paula, mediados por Renata Nakano.

Foto: montagem com capa do livro e foto de Itamar Assumpção/Reprodução, Rádio Senado