Dá para imaginar o susto. É pra matar qualquer um do coração. Gail Auricht ouviu um tipo de assobio na área externa de sua casa, em Adelaide, na Austrália, onde guarda uma série de coisas. Pensou que fosse o compressor de ar da geladeira. Todavia, quando chegou perto ela se deparou com uma enorme cobra saindo do reservatório de gelo na porta. Felizmente ela manteve a calma.
A cobra-preta-de barriga-vermelha (Pseudechis porphyriacus) é uma espécie venenosa, da família Elapidae, nativa da Austrália. Geralmente não é agressiva, a não ser que se sinta ameaçada. Sua picada não é letal, mas pode causar hemorragia, vômito, diarreia, inchaço e outros sintomas pra lá de desagradáveis.
Para se livrar o quanto antes do visitante indesejado, que tinha 80 cm aproximadamente, Gail pediu ajuda a vizinhos, que entrarem em contato com um profissional especializado em resgate de serpentes.
Há vários relatos de cobras como essas encontradas escondidas nos lugares mais inusitados possíveis nas últimas semanas. Na semana passada, uma delas estava enganchada num carro do departamento de bombeiros da Nova Gales do Sul.
Cobra no veículo dos bombeiros foi avistada e retirada
(Foto: reprodução Twitter The NSW Rural Fire Service)
Segundo especialistas os casos são reflexo do intenso calor na Austrália neste período de verão, seguidos por chuvas intensas. Serpentes buscam lugares mais frios para se abrigar nessa época do ano, já que não conseguem regular a temperatura interna de seu corpo. Há registros desses répteis escondidos atrás de aparelhos de ar condicionado, em vasos sanitários e outros nichos dentro de casas.
Assim como outros países do mundo, a Austrália enfrenta os efeitos do aquecimento global. Desde 1910, a média da temperatura já aumento em 1,4oC. Pode até parecer pouco, mas no meio ambiente isso faz uma enorme diferença.
“Faço isso há 25 anos – já peguei cobras embaixo das geladeiras, mas nunca no reservatório de gelo. Isso é muito incomum”, contou Simon Hempel, que retirou o animal, ao canal de TV ABC.
*Com informações do site Science Alert
Leia também:
Nova espécie de cobra-café achata corpo para parecer maior e enganar predadores
Uma cobra com o rabo preso
“Canto” de uma cobra é gravado pela primeira vez por pesquisadores na Amazônia
Cobra raríssima é encontrada por pesquisadores em expedição por reserva no Cerrado
Foto de abertura: reprodução vídeo Adelaide Hills Snake Catcher/Facebook