PUBLICIDADE

Chegada de Olive, filhotinho de macaco-aranha-da-colômbia, traz esperança para espécie ameaçada

Chegada de Olive, filhotinho de macaco-aranha-da-colômbia, traz esperança para espécie ameaçada

Os enormes olhos negros mostram já a curiosidade do filhotinho com o mundo novo. Olive é um macaco-aranha-da-colômbia (Ateles fusciceps rufiventris), uma subespécie desses primatas encontrados nas florestas tropicais das Américas Central e do Sul. No total há sete espécies deles, quatro observadas no Brasil.

Mas o filhote encantador da imagem é uma subespécie do macaco-aranha-de-cara-preta, registrada não apenas na Colômbia, mas também no Paraná. Entretanto, infelizmente, ela é considerada vulnerável à extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Estima-se que 80% de sua população tenha desaparecido nos últimos 250 anos.

Assim como outras espécies, esses macacos sofrem com a perda de habitat, provocada pelo desmatamento e o avanço da atividade agropecuária, assim como são vítimas da caça e do tráfico de animais silvestres.

Olive nasceu no Chester Zoo, no Reino Unido, um dos principais centros de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas na Europa. Mesmo ainda com poucos meses e sempre ao lado da protetora mãe, já é possível notar as principais características da espécie: membros longos e estreitos, caudas longas e pelo preto – daí receberam o nome de “aranha”.

PUBLICIDADE

Suas caudas preênseis costumam ser mais longas que o corpo e são usadas para que eles se prendam nos galhos e assim consigam se mover livremente enquanto buscam alimentos com as mãos.

“Os macacos-aranha enfrentam enormes desafios de sobrevivência na natureza. Ao acolher uma nova vida no programa de reprodução conservacionista, estamos contribuindo para os esforços globais para garantir um futuro para estes primatas altamente ameaçados. Paralelamente à realização de investigação científica e à melhoria da sensibilização do público, esperamos desempenhar o nosso papel na reversão do seu declínio e na garantia de que a espécie prospere durante muito tempo no futuro”, diz Mark Brayshaw, diretor de mamíferos do Chester Zoo.

Foto de abertura: Chester Zoo

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor