Em decisão histórica, legisladores da Califórnia votaram para que, a partir de 2045, o estado atenda sua demanda por eletricidade apenas com energia limpa, sem utilizar fontes provenientes de combustíveis fósseis, como o petróleo ou carvão. Atualmente pouco mais de 30% da energia utilizada pelos californianos é renovável.
Para entrar em vigor, a nova lei precisará agora ser aprovada pelos senadores do estado e sancionada pelo governador Jerry Brown, mas tudo indica que não haverá restrições a ela.
“É uma vitória do ar limpo. Uma vitória para combater as mudanças climáticas e seus efeitos devastadores”, afirmou Kevin de Leon, senador e autor da proposta.
Para atingir a meta, a Califórnia precisará investir fortemente nas energias solares e eólicas, algo que já vem sendo feito gradualmente. Algumas das maiores plantas solares estão localizadas ali.
Em maio deste ano, também, o governo anunciou que a instalação de painéis solares nas novas construções será obrigatória a partir de 1o de janeiro de 2020, tornando-se assim, o primeiro estado americano a transformar esse sistema em lei.
O setor de energia solar já é o que mais gera empregos nos Estados Unidos. A cada 50 novas contratações, em 2016, uma delas foi realizada por uma empresa do segmento. E a Califórnia figura entre os estados onde houve a maior demanda por profissionais neste mercado, conforme mostramos nesta outra reportagem.
O Havaí foi o primeiro estado americano a se comprometer com a mesma meta: ter toda sua demanda por energia vinda de fontes limpas, livres de carbono, até 2045.
Os californianos estão sempre à frente nos Estados Unidos quando o assunto é sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. E continuam firmes e fortes neste propósito, mesmo quando a administração do país, sob o governo de Donald Trump, só dá passos para trás e estimula o investimento de uma fonte ultrapassada e poluidora como o carvão.
*Com informações do jornal The Guardian
Leia também:
Até 2050, Orlando quer usar apenas energia 100% limpa
Em novo recorde, energia solar foi a fonte que mais cresceu no mundo em 2016
Energia solar se torna a fonte renovável mais barata em 58 países, entre eles, o Brasil
Bill Gates lança fundo de 1 bilhão de dólares para investir em energias renováveis
Foto: domínio público/pixabay