
Há muitos séculos, ao percorrer quilômetros e quilômetros diariamente pelas florestas da Inglaterra, os lobos acabavam prestando um importante papel ambiental. Sementes de plantas, como flores silvestres e gramíneas, que ficavam presas em seus pelos eram dispersadas ao longo do solo. Todavia, por volta de 1760, esses animais foram extintos no Reino Unido.
Agora, mais de 250 anos depois, com a ajuda de cães, um projeto piloto está se inspirando no que acontecia no passado para promover a restauração florestal de áreas degradadas de uma reserva natural em Lewes, na região de East Sussex. Idealizada pela organização não-governamental Wilderlife, em parceria com a Railway Land Wildlife Trust, a iniciativa conta com a participação de tutores de cachorros que moram próximo e usam o parque para passear.
Em fevereiro, eles foram convidados a se inscrever no projeto, batizado de “Walking in the Footsteps of Wolves“, algo como ‘Caminhando nas pegadas dos lobos’, em tradução livre. Os escolhidos receberam uma espécie de pochete, com furos, acoplada à coleira, contendo sementes de plantas, que devem ser carregadas pelos cães. À medida que eles caminham ou correm, vão semeando o solo, assim como faziam seus antepassados.
“Eu me inscrevi no projeto porque é uma ótima ideia. Coloco a pochete no meu cocker spaniel chamado Bertie e ele corre por aí espalhando sementes como os lobos costumavam fazer muitos anos atrás. É um projeto maravilhoso, envolvendo nossa comunidade local”, diz Cressida Murray.

A pochete com as sementes sendo usada por um dos cães do projeto
Foto: Railway Land Wildlife Trust
Segundo Dylan Walker, gerente do projeto, os cães percorrem quatro vezes a distância que um ser humano conseguiria e chegam a áreas mais remotas. A expectativa é que os primeiros resultados comecem a ser vistos na primavera do ano que vem.
“Esta tem sido uma experiência fantástica. Os tutores têm sido muito prestativos e positivos sobre o projeto. Eles estão nos ajudando a proteger e melhorar nossa reserva natural. Estamos muito felizes em contar uma história na qual os cães e seus donos são as estrelas!”, destaca Walker.
————————————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: divulgação Wilderlife