Brigadistas quilombolas da comunidade Kalunga, de Goiás, coordenados pela brigada Prevfogo do Ibama, empreenderam uma verdadeira força-tarefa para salvar um ninho de tuiuiús do fogo no Pantanal. A árvore onde ele estava acolhido ficava a 37 km de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
Refugiados no ninho, no alto de uma árvore com vista para a vegetação queimada, em meio às chamas e à fumaça, o casal de tuiuiús resistiu o quanto pode. Monogâmicos, raramente abandonam seus ninhos a menos que se sintam ameaçados.
A foto acima é do domingo (30/6), quando um dos membros do casal ainda protegia o ninho e três ovos em meio à fumaça, resistindo a abandoná-lo. Mas, no dia seguinte, o ninho foi destruído pelo incêndio e caiu. Restou apenas um pedaço de tronco da árvore que o abrigava.
Só neste ano, este santuário de biodiversidade já teve 661 mil hectares consumidos pelos incêndios. Mais de 90% deles foi causado por ação humana e o governo federal – por meio da PF e da PRF e também de órgãos do governo do estado –, está investigando para punir os responsáveis.
Símbolo do Pantanal e bioindicador
O tuiuiú (Jabiru mycteria) é ave símbolo do Pantanal desde 1992, quando foi aprovada a Lei 5950, que visa a conscientização do público sobre a necessidade de preservação das espécies existentes no bioma.
Além de ser uma espécie ameaçada, o tuiuiú é um bioindicador, ou seja, atua como indicador (garantia) da qualidade ambiental de seu hábitat.
Facilmente reconhecido – tem pernas longas, bico comprido, cabeça preta, corpo branco e uma faixa vermelha no pescoço, podendo chegar a 1,60m de altura e 3m de envergadura, além de pesar até 8 kg –, é uma espécie da família da cegonha.
Alimentam-se de peixes, pequenos moluscos e crustáceos muito abundantes nas baías do Pantanal na época da vazante, em situações normais.
Encontrado desde o sul do México ao norte da Argentina, é no Brasil que se concentra 50% de sua população, principalmente na planície pantaneira.
A seguir, assista ao vídeo gravado pela Prevfogo, que mostra que o que restou foi apenas um tronco da árvore em que os tuiuiús haviam feito seu ninho.
_________
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Foto (destaque): Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil, G1, Campo Grande News