“O ciclismo é muito mais do que uma solução de transporte para as cidades, é também uma força poderosa para a transformação. Cada cidade ou bairro tem o potencial de se tornar uma história de sucesso através do ciclismo”, acredita Maud de Vries, curador da Bicycle Architecture Bienalle (BAB), a Bienal de Arquitetura Ciclística, que está realizando sua segunda edição, este mês, em Amsterdam, na Holanda.
Segundo os idealizadores do evento, o objetivo é inspirar mais e mais cidades a investirem nesse modal: a bicicleta, um meio de transporte não poluente, barato e sustentável, mas que depende de uma boa infraestrutura para funcionar, como extensas áreas de ciclovias e grandes estacionamentos.
Durante a bienal, são expostos projetos arquitetônicos inovadores, que facilitam as viagens dos ciclistas a estão transformando comunidades em todo o mundo.
Muitos desses projetos revelam que algumas cidades já priorizam a bicicleta, a colocando no coração do planejamento urbano, provocando enormes ganhos sociais, econômicos e ambientais.
Este ano, a Bienal de Arquitetura Ciclística selecionou 15 projetos, de nove países, que são modelos para demonstrar como as soluções de design podem ir além do funcional, e também, levar a estilos de vida mais saudáveis, comunidades mais inclusivas, um ambiente mais limpo ou uma economia mais sustentável.
A grande maioria das ciclovias fica em países da Europa (não há nenhuma selecionada no Brasil). Algumas ainda estão no papel e devem começar a ser construídas em breve.
Ciclovias mais incríveis do mundo
Ciclovia de 8 km em Xiamen, na China, passa por cima e embaixo
das pistas de ônibus BRT
Battle I Rong em Barcelona, na Espanha, tem lugar para bikes e pedestres
Café e estacionamento para bicicletas em Delft, na Holanda
Curtin Bike Hub, em Perth, na Austrália
Ciclovia passa bem no meio de um lago em Limburg, na Bélgica
Maior estacionamento de bicicletas do mundo, em Utrecht, na Holanda
Pedalando ao longo das árvores, em Limburg, na Bélgica
Nelson St. Cycleway, em Auckland, Nova Zelândia
Ölhafen Bridge, em Raunheim, Alemanha
Upside Down Bridge, Nova York, nos Estados Unidos
Estação de Norreport, em Copenhague, na Dinamarca
Ciclovia sobre o rio Reno, a RheinRing, em Colônia, na Alemanha
Projeto ainda no papel da Radbahn, em Berlim
Estacionamento de bikes The Hague, Holanda
Melkewgbridge, em Purmerend, Holanda
Fotos: divulgação Bicycle Architecture Bienalle