Maior estacionamento de bicicletas do mundo é inaugurado na Holanda

Maior estacionamento de bicicletas do mundo é inaugurado na Holanda

Esta é a realidade de um país em que há mais bicicletas do que habitantes: a média na Holanda é de 1,3 bicicleta por pessoa. São 17 milhões de bikes para 13 milhões de habitantes. Em Amsterdam, 32% dos trajetos feitos pelos moradores são em cima da magrela. Quem já teve a oportunidade de visitar a cidade, sabe que a bicicleta não é só uma paixão, mas um meio de transporte importantíssimo ali.

Entretanto, é em Utrecht, a pouco mais de 50 km da capital, que foi inaugurado um estacionamento gigante para bicicletas, com três andares, considerado atualmente o maior do mundo. Localizado embaixo da estração central de trem, ele abriu as portas com 6 mil vagas, mas a capacidade total será de 12,5 mil até o final do ano que vem.

E por que um estacionamento desta dimensão? A resposta é porque 40% dos usuários de trem de Utrecht chegam na estação de bicicleta. O investimento na construção foi de 47 milhões de dólares.

Maior estacionamento de bicicletas do mundo é inaugurado na Holanda

O novo estacionamento já em funcionamento

Quarta maior cidade da Holanda, Utrecht tem 344 mil habitantes. E uma iniciativa como esta só faz encorajar ainda mais a população a adotar a bicicleta como meio de transporte. O novo estacionamento para bikes é gratuito nas primeiras 24 horas. A partir daí, o custo é de 1,25 euro por dia.

No ano que vem, outra cidade, Hague, também vai inaugurar um megaestacionamento para bicicletas. Este terá 8,5 mil vagas.

Investimentos como estes mostram quem são as prefeituras que realmente estão planejando de forma correta e sustentável a mobilidade de seus futuros cidadãos.

Projeto da nova estação de trem de Utrecht

De acordo com dados da Federação Europeia de Ciclistas, Amsterdam é a segunda cidade onde mais se usa bikes no continente, ficando atrás somente de Copenhague, capital da Dinamarca.

Cidades com maior número de ciclistas na Europa

Copenhage – 35%
Amsterdam – 32%
Berlin – 13%
Lubiania – 12%
Helsinki –  11%
Zagreb – 10,1%
Estocolmo – 9%
Dublin – 7,9%
Viena  – 6%
Riga – 4%
Bruxelas – 3,5%
Luxemburgo – 3,5%

Fonte: European Cyclists Federation

Leia também:
Semáforos inteligentes irão priorizar bicicletas e transporte público nas ruas de Copenhague
Noruega anuncia construção de ciclovias ao redor das maiores cidades do país
Ciclovia gigante na Alemanha pode tirar 50 mil carros das ruas
Estocolmo pode financiar uso de bicicleta aplicando multa em carro

Foto: divulgação cu2030.nl

Um comentário em “Maior estacionamento de bicicletas do mundo é inaugurado na Holanda

  • 23 de agosto de 2017 em 11:39 AM
    Permalink

    Parabéns pela reportagem Suzana!

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.