
Os visitantes do Werribee Open Range Zoo, próximo de Melbourne, na Austrália, ainda não o conhecem ao vivo, mas o mundo já pode ver a belezinha que é o filhote de rinoceronte branco do sul que nasceu em 18 de agosto. O zoo divulgou o primeiro vídeo com imagens adoráveis do bebê (assista no final deste post).
Após uma gravidez de 16 meses, a fêmea Kipenzi (significa ‘preciosa’ em suaíli, língua banta, da África oriental) deu à luz a um machinho de 60 kg, que representa uma vitória da conservação já que essa espécie não tem mais do que 10 mil indivíduos na natureza.

Foto: Werribee Open Range Zoo/divulgação
Este é o segundo filhote de Kipenzi, que parece aceitar bem a nova cria. Tem sido uma mãe atenciosa, ao contrário da primeira a que deu à luz no ano passado.
Era a primeira rinoceronte branca do sul a nascer no zoológico em quase uma década. Mas Kipenzi a rejeitou e acabou ‘matando’ a filhote: “Inclinou seu corpo de duas toneladas sobre ela, resultando em trauma fatal”, contou o zoo na ocasião.
Para tentar evitar uma nova tragédia e ajudar a fortalecer a relação entre mãe e filho a cada dia, os veterinários decidiram mantê-los protegidos do público.

Foto: Werribee Open Range Zoo/divulgação
Segundo o Dr. Mark Pilgrim, diretor do zoológico, a mamãe rinoceronte tem feito de tudo “para pastoreá-lo e mantê-lo perto dela, certificando-se de que ele não está se afastando muito. Então, ela está fazendo a coisa perfeita que esperamos que uma mãe faça”. E completa: “O bebê mama na mãe regularmente”.
O pequeno rino ainda não tem nome, mas deve ser batizado em breve com a escolha do público em votação promovida pelo zoológico.
Mãe superprotetora
Kipenzi tem 11 anos e, também, nasceu no Zoológico Werribee. É filha da rinoceronte residente Sisi, que foi uma mãe exageradamente cuidadosa, não a deixando sair de suas vistas nem por um segundo.
A seguir, assista ao vídeo produzido pelo zoológico com as primeiras imagens do bebê rinoceronte:
_________
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Fotos: Werribee Open Range Zoo/divulgação
Com informações de Werribee Open Range Zoo, GoodNews Network e ABC News