PUBLICIDADE

Aranha-saltadora com pelos azuis brilhantes na cabeça está entre quatro novas espécies descobertas

Aranha-saltadora com pelos azuis brilhantes na cabeça está entre quatro novas espécies descobertas

As aranhas-saltadoras (Salticidae), também conhecidas como papa-moscas, pertencem à família com o maior número de espécies descritas dentre esses aracnídeos. Entre suas principais características estão seu comportamento durante o ritual de cortejo, hábitos de caças peculiares e sua excelente visão. Elas dependem dela para atacar suas presas, ou melhor, pular sobre elas, já que não fazem teias.

Todavia, há outra particularidade que chama a atenção em algumas aranhas-saltadoras: suas cores! Foi exatamente isso que atraiu o olhar de pesquisadores para uma, entre as quatro novas espécies que acabam de ser descritas na Índia.

Batizada de aranha-saltadora-do-céu (Stenaelurillus judithbleisterae), ela possui pelos azuis brilhantes sobre a cabeça e manchas que parecem pequeninas estrelas no abdômen.

Todas as novas espécies foram observadas nos estados indianos de Maharashtra e Tamil Nadu. “Elas são todas endêmicas de suas regiões, nunca antes registradas em outro lugar”, disse ao Conexão Planeta Rishikesh Tripathi, pesquisador que fez parte da expedição e um dos co-autores do artigo científico em que descrevem as descobertas.

Durante o trabalho de campo, o grupo também identificou outras cinco espécies em áreas que até então elas não tinha sido documentadas anteriormente. Entre elas está a coloridíssima Stenaelurillus lesserti, conhecida popularmente como a aranha-saltadora-arco-íris. Existente também no Sri Lanka, seus machos têm listras horizontais vermelhas e azuis-arroxeadas na frente do rosto.

Aranha-saltadora com pelos azuis brilhantes na cabeça está entre quatro novas espécies descobertas

A aranha-saltadora-arco-íris
Foto: Rishikesh Tripathi 

Abaixo um vídeo produzido pelos pesquisadores para divulgar as descobertas:

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by NIKHIL ???? (@wildsoul_nikhil)

———————————–

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Leia também: 
Eu, as aranhas-saltadoras e o universo!
Aranhas perdem a visão quando ficam com fome
Novas espécies de aranha-pavão surpreendem por cores e ritual de acasalamento

Foto de abertura: Rishikesh Tripathi 

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE