PUBLICIDADE

Após 32 anos, Beto Carrero World fecha zoológico que chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies

Após 32 anos, Beto Carrero World fecha zoológico que chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies

A decisão de fechar o zoológico do parque Beto Carrero World (BCW) não é recente, tem anos! Mas somente ontem (27) foi anunciada. Em nota publicada em seu site, o parque oficializou o fim das atividades da área chamada Mundo Animal, que chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies. Foi o último dia de visitação. 

“Após 32 anos intensos de muito amor, dedicação e compromisso com a preservação das espécies, o Beto Carrero World se despede do Mundo Animal, uma de suas áreas mais icônicas. Um espaço que nasceu do profundo respeito e carinho que o saudoso Beto Carrero tinha pelos animais”, destaca o texto. A intenção é garantir bem-estar aos animais e que eles vivam mais próximos de seus habitats naturais. 

A transição vinha acontecendo de forma gradual e muitos animais foram transferidos para outros locais (zoológicos, certamente) e santuários, que a empresa mantém em segredo. Agora, está sendo concluída a transferência das últimas espécies para seus novos lares.

Segundo Alexandre Murad, presidente do conselho administrativo do Beto Carrero World e filho do fundador, Beto “tinha uma conexão incrível com os animais e nos inspirou a cuidar, preservar e amar cada um deles”. 

PUBLICIDADE
Após 32 anos, Beto Carrero World fecha zoológico que chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies
Beto Carrero sempre aparecia nas fotos com animais selvagens: outros tempos…
Foto: Beto Carrero World/divulgação

“As gerações mudam. Hoje entendemos que é mais significativo receber os animais que nos visitam espontaneamente, como capivaras e pássaros migratórios, do que manter espécies selvagens dentro de um parque temático”, completa.

Faz 16 anos que Alexandre assumiu a administração do negócio. Beto Carrero morreu de choque cardiogênico em 1 de fevereiro de 2008, aos 70 anos, em hospital de São Paulo, durante cirurgia cardíaca. 

Amor e cativeiro

Na nota, o BCW conta, com saudosismo, que quem se lembra do parque, certamente lembra “de cenas marcantes nas quais elefantes, tigres, jacarés, e macacos dividiam o picadeiro com seus domadores”. Ele se refere aos resquícios do circo itinerante. 

“Sob a lona colorida, acrobacias, shows e os majestosos animais se apresentavam despertando a admiração de crianças e adultos”. Pobres animais! E ainda chama esse ambiente de “universo mágico”, onde “a história, amor e respeito de Beto Carrero pelos animais se consolidou”. 

É verdade que João Batista Sergio Murad (nome de batismo de Beto) viveu em outro tempo, mas é difícil conciliar “amor”, “carinho e respeito” e “preservação das espécies” num local que manteve cativos animais selvagens por mais de 30 décadas. 

E o empresário ainda tinha com a companhia de um cavalo chamado (Faísca) e de um tigre branco (Marcos). Este último, um animal selvagem tratado como pet, o que tanto condenamos hoje. 

O zoológico: símbolo?

Ao se fixar no município de Penha, no litoral norte de Santa Catarina – onde comprou terrenos que, juntos, somam 14 milhões de metros quadrados – Beto Carrero construiu o zoológico, que foi o primeiro “filhote” do circo. E, por um bom tempo, o restante do parque oferecia apenas uma roda gigante e espetáculos improvisados sob lonas coloridas.

O BCW conta que, à medida que foi os anos se passaram, o parque se adaptou “às novas percepções e necessidades de bem-estar animal”. E que os “emocionantes shows deram lugar a uma abordagem mais profissional, que resultou na criação de um zoológico que educava e encantava os visitantes, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para diversas espécies”.

Após 32 anos, Beto Carrero World fecha zoológico que chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies
Foto: Beto Carrero World/divulgação

A empresa ainda destaca a parceria com o IBAMA, o ICMBio e especialistas, que permitiu a adoção de “cuidados alinhados a protocolos internacionais, garantindo a saúde e o bem-estar das espécies”. 

Por fim, segundo a nota, “o Mundo Animal se tornou símbolo de compromisso com a preservação da vida selvagem, onde espécies ameaçadas puderam encontrar segurança, e onde histórias de nascimentos raros, resgate e recuperação inspiraram milhares de visitantes”.

O parque temático Beto Carrero World – que, com os anos, se tornou multitemático – foi inaugurado em 28 de dezembro de 1991. Hoje, está dividido em 10 áreas distintas onde estão brinquedos e são apresentados shows para diferentes idades. 
__________

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto (destaque): Beto Carrero World/divulgação

Com informações da nota divulgada pelo Beto Carrero World

Comentários
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nadja
Nadja
10 meses atrás

Parabéns ao Parque por uma atitude tão respeitosa aos animais.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor