
Há tempos, guias de ecoturismo e pesquisadores observaram que bandos de primatas – em especial os macacos-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus) – se utilizavam de um bebedouro natural localizado próximo à divisa entre as Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) e o Parque Estadual Cristalino, no norte do Mato Grosso.
Com um detalhe: ao lado da fonte de água, uma parte isolada de barro – uma espécie de saleiro -, fornecia sais minerais para os bichos.
Mas, este ano, devido aos incêndios florestais, às altas temperaturas e à forte estiagem, a fonte secou e os animais desapareceram do local.
Foi o que também observou o biólogo Bruno Castello (que trabalha como guia de turismo no hotel Cristalino Lodge), em suas andanças diárias pelas trilhas das RPPNs.
Depois de muito matutar, ele encontrou uma solução para garantir água limpa todos os dias e trazer os primatas-símbolo do hotel de volta – além de outros animais: uma nascente artificial (assista ao vídeo no post da Fundação Ecológica Cristalino (FEC), que reproduzo no final deste post).

“Ele abriu um pequeno espaço ao lado da fonte e montou uma barragem em volta com pedras para manter a água livre de lama. Jogou areia, depois um pouco de lama e cobriu com folhas. Em volta, manteve folhas, galhos e cipós para ajudar os macacos a descerem no laguinho [foto abaixo]”, conta a Fundação Ecológica Cristalino (FEC).
“E deu certo!”, orgulha-se Bruno, que tem monitorado e listado os animais que visitam o local.

Todos os dias, pela manhã e no final da tarde, antas, macacos, veados, aves variadas – em especial a jacamim -, tatus-galinha, queixadas, cutia, jabutis e muitos outras espécies se refrescam nas águas limpas do laguinho.



E Bruno ainda tem observado algumas curiosidades sobre os hábitos desses animais. “Eles procuram sempre água limpa e corrente e, quando estão no saleiro, não pisam nas folhas para evitar fazer barulho” [e atrair a atenção, especialmente de predadores]. E, por último: “Os animais se respeitam: não fazem cocô na área da nascente”.
Assista ao vídeo gravado pelo biólogo, no qual comenta sobre a visitação e a vida que voltou com “sua” nascente:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fundação Ecológica Cristalino (@fundacaocristalino)
___________
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Foto (destaque): Cleber Ricardo dos Santos/Cristalino Lodge
Com informações da Fundação Ecológica Cristalino
Obrigada Bruno Castello !
Jesus te abençoe, Bruno! E que mais ideias venham salvar nossos animais.
Aleluia!
Que surjam mais Brunos Castello!
Que atitude digna!
Tem que se divulgar e que seu ato de humanidade sirva de exemplo a ser seguido…
Ele merece milhões de seguidores!!!
E de tirar o chapéu p esse Bruno,,
Porém essa área de terra foi enviada por os poderosos (da Riva) q hoje vive explorando os turistas americanos,,
“Os animais se respeitam: não fazem cocô na área da nascente”… E nós considerados os seres “superiores” e muito “inteligentes” não aprendemos nada sobre “RESPEITO”… Que DEUS PROTEJA OS NOSSOS ANIMAIS…
Amém . Parabéns Bruno. Viver de sabedoria. Pondo tudo em prática oque Deus. Nos proporciona. Deus abençoe. Rerespeito e bondade.aos animais.
O Bruno Castello é do tipo que nos dah esperança e nos inspira a querer agir para ajudar. Parabéns!!
Mônica Nunes e Bruno Castello, eme sinto feliz por vocês existirem. Obrigada por ter feito o lsguinho e obrigada por divulgar esse feito!
Obrigada por sua mensagem carinhosa, Talma.
Nos estimula muito a continuar contando histórias assim.
A história de amor do Bruno pelos animais é muito linda e inspiradora.
Que bom que existem muitas pessoas como ele espalhadas pelo mundo.
Grande abraço
Enquanto uns tacam fogo na mata pra plantar soja e vender pra China, outros cuidam da floresta,dos animais,pros chineses virem aqui bater fotos, curtir a selva e trazer recursos! Mundo cruel.!
Alguns aínda nos dão esperança de um mundo melhor!!!!
Parabéns pelo Trabalho e Dedicação pelas Animais !
Que maravilhosa ideia que se transformou em fonte de vida para a fauna local e também não deve beneficiar só a fauna local, mas os que vem de fora .
Muito obrigada pela sua generosidade!!! Por mais Brunos no mundo!!!
Obrigada Bruno, por ajudar a nossa fauna sobreviver em tempos difíceis como esse.
Bom que aqui em Lucas do rio verde MT não estamos nessa situação
Que Deus abençoe você e te dê em dobro a bondade que você usou para com esses bichinhos 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻 por mais pessoas assim 🙏🏻🙌🏻🙌🏻
Deus se arrependeu de ter criado o homem pois e a espécie que + devasta o mundo e foge dos princípios naturais
Precisamos de mais pessoas como você, biólogo Bruno Castello, para inovar com ideias importantes que ajudam os animais a superar toda a estiagem que assola o Brasil!
Maravilhosa atividade esta, dar água a quem tem sede. Hj são os animais. Se não houver uma mudança na nossa atuação, em futuro bem próximo será a gente mesmo (os humanos) q precisará desse tipo de expertise.
Agradeço a Deus pela sua vida! Grande Bruno Castello!
Glórias a Deus! Que Deus continue capacitando com sabedoria e muito AMOR mais Brunos !👏👏👏👏👏❤️❤️❤️