
O líder indígena, autor, filósofo, ativista socioambiental e defensor dos direitos dos povos originários – imortal das academias mineira e brasileira de Letras – Ailton Krenak recebeu a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte. A cerimônia aconteceu na Embaixada da França, em Brasília, ontem (13) à noite.

“Você não é apenas um grande representante indígena, você também é um intelectual do qual admiramos muito as obras artísticas e literárias”, declarou o embaixador Emmanuel Lenain ao entregar-lhe a condecoração, que é a mais alta honraria francesa.
Segundo ele, a homenagem é um reconhecimento do governo francês pela atuação de Krenak em defesa dos povos indígenas, reforçando o compromisso do país com seus direitos e o meio ambiente, tema prioritário da cooperação entre França e Brasil.
Vale lembrar que, no primeiro dia de sua visita ao Brasil este ano, em março, o presidente Emmanuel Macron entregou a mesma condecoração ao cacique Raoni, em cerimônia na presença do presidente Lula, na Ilha do Combu, no Pará, como contamos aqui.

“Dançar, em vez de sapatear no planeta”
Em seu pronunciamento, Ailton Krenak fez referência ao lema da bandeira da França – Liberdade, Igualdade e Fraternidade -, mas como um chamado para que olhemos para as diferenças e para a diversidade de vidas no planeta Terra.
Disse também que, em vez de caminhadas e marchas humanas, devemos participar de uma dança cósmica, que agrega ciência, conhecimento e cultura. “Precisamos pelo menos ser capazes de dançar, em vez de sapatear no planeta”.

E finalizou: “Ter o reconhecimento da república francesa à contribuição da minha presença, da minha obra, minha fala, minha escrita e da minha presença cidadã expressa é uma alegria muito grande. Meu coração fica profundamente tocado”, celebrou Krenak.
O líder usou túnica desenhada pelo estilista indígena Maurício Duarte especialmente para ele e a ocasião. “Que orgulho vestir Ailton na Embaixada da França, em Brasília, para receber a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra”, escreveu o designer no Instagram.
A seguir, assista à entrega da medalha e também à confecção da peça exclusiva, com direito à moulage (técnica de modelagem feita diretamente no corpo do modelo) e à prova da roupa.
________
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Fontes: Embaixada da França, Agência Brasil
Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.