Narrado pelo ator e ambientalista Marcos Palmeira e roteirizado e dirigido pela cineasta e jornalista científica Iara Cardoso, o documentário A Era dos Humanos teve pré-estreia em 5 de setembro (Dia da Amazônia) e será exibido apenas no Cinemark (shoppings Pátio Higienópolis, em São Paulo, e Downtown no Rio de Janeiro) a partir de 11 de setembro (Dia do Cerrado).
Em 4 de outubro (Dia da Natureza) chega ao Globoplay como minissérie, em quatro episódios. Em um deles, Palmeira será transportado de volta ao Pantanal, sem viajar para a região.
O ‘mantra da sustentabilidade’, que diz que ‘tudo está conectado’, conduz a narrativa que investiga, de forma instigante, a relação da humanidade com o meio ambiente.
Aqui, “o ser humano é apresentado como agente de transformação, para o bem ou para o mal”, explicou Palmeira ao Estadão no dia da estreia. “O filme não tem achismos”.
A partir da perspectiva de diferentes personagens (pessoas que têm relação intrínseca com as regiões do país visitadas), o filme leva o espectador a uma viagem pelos elementos essenciais da vida, a partir de fenômenos e fatos impactantes: o ar dos extensos rios voadores da Amazônia, o fogo dos grandes incêndios no Pantanal, a água da incrível região do Banco dos Abrolhos na Bahia, e a terra dos imponentes canyons brasileiros em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Algumas dessas expedições emocionantes são vivenciadas por Marcos Palmeira, que andou de balão pela primeira vez, em Cambará do Sul, meditou e visitou plantações de orgânicos e áreas repletas de araucárias.
Com a ajuda de “cientistas apaixonados pela natureza e pela mente” – Carlos Nobre, climatologista, Thelma Krug, pesquisadora de ciências da Terra e mudanças climáticas, e Miguel Nicolelis, neurocientista – e a participação de Luciano Hulck, Palmeira conta como nossos pensamentos (ar), sentidos (terra), intuições (fogo) e emoções (água) podem nos ajudar a “percorrer a escuridão desta nova era” e a nos salvar da extinção.
Assim, evidencia o quanto nosso universo interior está conectado ao universo ao nosso redor.
Inspirado na teoria do caos, o documentário demonstra como as ações humanas sutis podem gerar impactos imensos e inesperados no planeta.
Marcos Palmeira é nosso guia nesta jornada instigante, que visa conscientizar e engajar o público no combate às mudanças climáticas.
Iara Cardoso acrescenta: “Superei muitos dos meus medos e me reconectei com os elementos essenciais da vida, nessa jornada. Espero que, ao assistir o documentário, as pessoas consigam fazer o mesmo”.
E Palmeira arremata: “O filme é motivacional. Vivemos um momento emergencial. Mas o filme aponta soluções. Abrimos uma discussão. E espero as pessoas entendam que existe ainda um pouco de tempo para essa mudança”.
A seguir, assista ao teaser de A Era dos Humanos:
Foto (destaque): Aline Branca para Grupo Storm/divulgação
Fontes: Grupo Storm, G1, Estadão