Com 16 metros de altura, o AquaDom era o maior aquário cilíndrico do mundo. Ficava no lobby do hotel Radisson Collection em Berlim, na Alemanha. Mas hoje, por volta das 6 da manhã, a estrutura gigantesca desabou. Cerca de 1 milhão de litros de água e 1.500 peixes de espécies exóticas tropicais foram ao chão. Um funcionário e um hóspede ficaram feridos e foram levados para o hospital.
O acidente obrigou a polícia a fechar a rua em frente ao hotel, uma via bastante movimentada, já que a região de Mitte possui alguns dos pontos turísticos mais famosos da capital alemã, como a Catedral e o Berlin Palace Humboldt Forum. Mais de 100 bombeiros trabalham no local.
O Radisson Collection foi fechado imediatamente e os hóspedes transferidos para outros hoteis da cidade. O grupo proprietário divulgou uma nota oficial.
“Membros de nossa equipe de liderança estão no local e, juntamente com as autoridades, estão investigando a causa do incidente. Fechamos imediatamente o hotel até novo aviso e estamos realocando os hóspedes. Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos à nossa equipe, às autoridades e aos serviços de emergência pelo suporte no local. Expressamos sinceras desculpas aos nossos hóspedes pelos inconvenientes causados pelas circunstâncias fora de nosso controle”.
Nenhuma referência, infelizmente, aos 1.500 peixes mortos.
Vídeo do aquário, antes do desabamento
O site do aquário, que faz parte do grupo SeaLife, assim como suas redes sociais, está fora do ar. Dentro do cilindro havia um elevador, através do qual os hóspedes podiam subir e descer para seus quartos e o andar térreo do hotel.
Segundo reportagem da CNN Internacional, em 2020 o AquaDom tinha passado por uma reforma de modernização.
Testemunhas ouvidas por agências de notícias locais relataram que há peixes mortos por todo lado, móveis destruídos e cacos de vidro.
Abaixo postagem compartilhada por uma das hóspedes do hotel.
The tank in our hotel….blew? #berlin #radisson #hotel #aquarium pic.twitter.com/4pfheKSc4G
— Larissa (@lararimmer) December 16, 2022
*Com informações adicionais do site da Deutsche Welle
Foto de abertura: divulgação SeaLife