
O filhotinho de urso, que tem apenas dois meses de vida, foi encontrado em meados de abril, sozinho, por pessoas que estavam acampando na Floresta Nacional de Los Padres, no estado da Califórnia (EUA). Inicialmente, biólogos do Departamento de Vida Selvagem e Pesca tentaram reunir o animal com a mãe, deixando-o durante a noite próximo ao local onde ele foi achado, mas a estratégia não deu certo. E não havia sinais de que ela estivesse próximo.
Bastante debilitado e abaixo do peso, decidiu-se então pela sua transferência para a San Diego Humane Society, organização que já tinha experiência no cuidado e reintrodução na natureza de outros filhotes de ursos. Contudo, ele é o mais jovem recebido até hoje pela instituição.
“Ele estava extremamente frágil quando chegou”, contou Autumn Welch, gerente de Operações de Vida Selvagem do Ramona Wildlife Center da San Diego Humane Society. “Depois de passar vários dias sem nutrição, foi um período delicado no início. Mas agora ele está ativo, comendo bem e ganhando peso de forma constante.”
Para alimentá-lo, a equipe do centro está usando uma fantasia de urso, uma técnica empregada em outros lugares para evitar o chamado imprinting, termo utilizado para definir a habituação dos animais com seus cuidadores humanos. Logo nos primeiros momentos de vida, após o nascimento, é a fase em que os filhotes reconhecem os pais e se acostumam com eles.
Atualmente o ursinho é alimentado quatro vezes por dia e passa também por sessões de “enriquecimento”, que simulam os comportamentos maternos e ajudam a preparar o filhote para a vida na natureza. “Este é um caso muito incomum”, revela Welch. “Não é comum vermos ursos tão jovens sem a mãe. É uma honra cuidar dele, mas também é um compromisso significativo.”

Foto: divulgação San Diego Humane Society
Os biólogos acreditam que o filhote precisará de cuidados por pelo menos até um ano de vida. Caso algum outro jovem urso seja resgatado, os dois poderão ser unidos, já que a soltura na natureza é sempre mais fácil nesses casos.

Foto: divulgação San Diego Humane Society
Recentemente escrevi também sobre o uso da mesma técnica no Bronx Zoo, em Nova York, onde um filhote de urubu-rei está sendo alimentado por uma marionete.
Abaixo o vídeo que mostra o tratamento recebido pelo ursinho órfão:
——————————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Cuidadores usam máscara de raposa para que filhote não se habitue com humanos
Bichos de pelúcia, toalhas e outros itens garantem conforto e ajudam na recuperação de filhotes órfãos e acidentados: saiba como doar
Foto de abertura: divulgação San Diego Humane Society